Substituição de padre destroça fiéis em Caminha

ID:N°/ Texto: 4055
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Ontem, 11 de Agosto, o padre Ricardo Esteves foi recebido com aplausos, cartazes e uma igreja a abarrotar, na missa dominical em Seixas.

Este é o resultado de uma concentração de apoio à permanência do pároco de Seixas, Lanhelas e Vilar de Mouros, em Caminha, a quem a diocese de Viana do Castelo terá comunicado a mudança, em Setembro, para Valença.

Ricardo Esteves apelou a que as pessoas não se manifestem contra o seu sucessor, padre Manuel Pinto, ex-pároco de Darque, Viana do Castelo. E que mantenham a serenidade, que o processo de transferência "ainda não está fechado".

Ricardo Esteves de 36 anos assumiu as paróquias de Seixas, Lanhelas e Vilar de Mouros há dez anos.
Uma petição na internet dirigida ao Bispo, a pedir a permanência do pároco, criada há dois dias, soma mais de 750 assinaturas. Um abaixo-assinado está também a circular nas suas paróquias.

A iniciativa de apoio à permanência do padre de 36 anos partiu de um grupo de jovens da freguesia de Seixas.

"O padre Ricardo Esteves está perfeitamente integrado nas paróquias e durante os últimos dez anos em que esteve à frente das mesmas conseguiu agregar e chamar muitos cristãos que, embora o sendo, estavam afastados da igreja. Não nos conformamos com esta decisão e lutaremos até ao fim para que a mesma seja revogada", lê-se na petição que será enviada ao bispo Anacleto Oliveira.

No texto que acompanha a recolha de assinaturas pela permanência do padre Ricardo Esteves, os paroquianos dizem "não se conformarem" com a sua substituição e apelam ao bispo "que repense e volte atrás na decisão de o transferir para outra paróquia".

"Queremos que ele permaneça à frente das obras sociais e projectos que tem vindo a desenvolver junto da comunidade, e que são muitos, sendo os mesmos transversais a todas as idades, com especial destaque para os jovens", reforça o documento.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

Comunidade Portuguesa na Bélgica RECEPÇÃO DE NATAL E ANO NOVO https://t.co/AdN1NQOnHo
FEITOSA (Ponte de Lima) CELEBROU CEIA DE NATAL, PELA SEGUNDA VEZ https://t.co/37FsrYFBvf
PEAUX REBELLES https://t.co/qnQrkVzzzX
Follow Jornal das Comunidades on Twitter