MELHOR COZINHEIRO JOVEM DE PORTUGAL, MUDA-SE PARA A SUÍÇA!

ID:N°/ Texto: 4031
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Nasceu em Fornelos no concelho de Ponte de Lima cursou a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural na Quinta do Cruzeiro (Arca) e colaborou em vários eventos nacionais e internacionais no sector da enogastronomia, com lugar efectivo na cozinha do Vidago Palace Hotel, em Chaves.

Mas, agora João Pedro Coelho a completar os seus 20 anos, parte hoje pelos céus da Europa para um “ voo maior “ juntamente com a namorada Andreia Alves.

O destino da aeronave é a Suíça, mais concretamente a cidade financeira de Genéve! João Coelho vai ser colaborador em eventos enogastronómicos, uma área onde Portugal com seus vinhos e comidas continua a apostar, mas no país de acolhimento, também a culinária local estará nas suas ementas/serviços.

Recorde-se, que esta será a segunda etapa de expatriação do Melhor Cozinheiro Jovem de Portugal 2017, ao vencer o concurso organizado por várias entidades e empresas no sector da hotelaria, entre centenas de candidatos do continente, Açores e Madeira. É que, antes de “ descoberto” pelo Chef Vítor Matos, Estrela Michelin em Portugal, Coelho esteve no seu Restaurante Antiqvm, no Porto, estagiou na Hungria, no Hotel Costes Down em Budapeste.

A nível internacional, destacamos a concepção do almoço em Bruxelas, a convite do eurodeputado José Inácio Faria, da Comissão de Saúde Pública e Segurança Alimentar para os conferencistas do evento realizado em Novembro 2018, da – Universidade Marítima Mundial. A defesa dos Oceanos – com um bacalhau assado no forno, gratinado, com germinados de beterraba, creme limão e balsâmico velho, e a excelente entrada com salmão fumado, enrolado e umas especiarias juntas… esse encontro juntou docentes universitários e especialistas mundiais no Parlamento Europeu, provenientes da Noruega, Irlanda, Suécia, Bélgica, Suíça e Portugal. A reconhecer esse trabalho na capital europeia, o Parlamento através do seu membro Inácio Faria, que sessou funções em 30de Junho último, atribuiu um Diploma, o qual foi ontem entregue em Ponte de Lima, pela decana do grupo de promoção do Sarrabulho na Europa: D. Cassilda Quesado e marido, Álvaro Araújo. O casal, proprietários do Restaurante Solar do Taberneiro, estão associados aos colegas Paulo Santos, da Casa de S. Sebastião, em S. Pedro de Arcos; D. Fátima Amorim, do restaurante com o mesmo nome, e D. Goretti Bezerra, do Sonho do Capitão, ambos na Correlhã; D. Maria Céu Gomes, da Cozinha Velha, em Arcozelo, juntamente com os enchidos MinhoFumeiro e Restaurante Sabores do Lima, têm participado em dezenas de jantares e demais eventos de divulgação do prato limiano, na França, Bélgica e Luxemburgo.

Quanto á jovem Andreia Alves, a companheira de João Coelho, ela tem destino fixo em terras helvéticas! Natural de Vila Franca de Xira, subiu até Murça, frequentou Ciências Alimentares na Universidade de Trás – os – Montes. Mas, a paixão pela prática na gastronomia, levaram-na também para o Vidago Palace. Agora, vai integrar a equipa de Serviço de Mesa de um dos melhores restaurantes do mundo, já recebedor de 3 Estrelas Michelin, nota máxima de avaliação e agraciado com o Grande Prémio Excepcional da Academia Internacional de Gastronomia, onde uma refeição média orçamenta – se por 400 francos suíços.

Aos dois jovens, talentos de Excelência, as maiores Felicidades no desempenho profissional, são os nossos desejos, e decerto dos nossos conterrâneos e leitores.

 


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Últimos Tweets

Mar de Sonhos – a emigração nos vapores transatlânticos https://t.co/XRwkArEQcR
Quando a fraqueza nos torna mais fortes https://t.co/XVjbXlZokJ
FALECEU A FADISTA TERESA TAROUCA https://t.co/yYAgFXhdlv
Follow Jornal das Comunidades on Twitter