CHEF THOMAS EGGER APRESENTOU VINHOS E ENCHIDOS DO ALTO MINHO

ID:N°/ Artigo: 3666
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Chef de Cozinha austríaco Thomas Egger, estabelecido em Tabuaço, Viseu, mas com actividade repartida entre o seu país, Alemanha, Hungria e mais Europa durante o ano, organizou anteontem, uma Mostra Gastronómica de seus produtos regionais portugueses (vinho Loureiro, azeitonas e azeite), bem como uma selecção de outros, originários do Alto Minho.

O evento decorreu no Hotel Tivoli em Lisboa, por ocasião da visita do Presidente da República da Áustria, Alexander Van Der Bellen acompanhado da esposa, Doris Schmidauer, do Burgomestre de Viena, Michael Haupl, do Ministro e o Director Geral do Turismo, Petra Stolba, a Directora da Câmara Federal Económica, Astrid Frixl Punsmer e o embaixador em Portugal, além de comunicação social dos dois países.

Depois dum encontro no Palácio de Belém como Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa e o colega austríaco percorreram Lisboa de eléctrico.

Mas, a agenda de Alexander Bellen integrava também a participação no Fórum de Economia e Turismo Áustria – Portugal, onde apelou a cooperação entre as duas nações, com as empresas e a experiência a partilhar.

Uma sala de provas aguardava os convidados, tudo preparado por Thomas Egger, o único Green Chef em Portugal (pois só utiliza produtos naturais na sua cozinha) e a empresa de enchidos e fumados Minhofumeiro de Ponte de Lima, que apresentou as famosíssimas alheiras de galo, bem como outros produtos medalhados em concursos nacionais, como paio do cachaço e a chouriça de carne.

Para beber, Chef Egger deu a provar o Loureiro de sua produção, mas a região mais a Norte de Portugal também se associou a tal momento. De Monção, veio o Alvarinho Quinta das Pereirinhas, agora também com Rosé, e de Ponte de Lima, outros dois Loureiros: o Grande Escolha, da Vil´ Antiga, da freguesia da Correlhã, e o da Casa da Cuca, de Moreira de Lima, ambos também medalhados, respectivamente a ouro e prata na Feira do Vinho Verde 2017.

Outro empresário limiano, com o Aromas4U, aproveitou a ocasião para apresentar a sua Reserva Douro 2016, aprovado com ouro no Concurso Mundial de Bruxelas o mês passado, integrando assim a lista dos 1000 melhores vinhos de Portugal, numa proposta de treze mil de mais de meia centena de países representados.


RECOMENDADOS PARA SI