No âmbito do Fórum Económico Áustria – Portugal. Turismo Sustentável: Infraestruturas – organizado pela embaixada daquele país em Lisboa, a decorrer na próxima quarta – feira, 19 de Junho, haverá uma Mostra Enogastronómica organizada por Thomas Egger, um Chef de cozinha austríaco mas de renome internacional, também com restaurante em Tabuaço, Viseu.

Assim, aquele que é também um apaixonado pela nossa culinária, e o único Green Chef em Portugal, agendou para o evento uma prova de seus produtos portugueses, os – Portugal Elements – principalmente vinho verde Loureiro, azeite e azeitonas

Mas, Thomas Egger, selecionou ainda outros produtos de Excelência do Alto Minho, pela amizade que mantém com produtores, colegas, Chefs e gastrónomos, como os vinhos alvarinho da Quinta das Pereirinhas, de Monção, (galardoado três anos seguidos com a medalha de ouro e a semana passada com o segundo lugar nos brancos), no âmbito da29º Feira do Vinho Verde em Ponte de Lima, e os colegas produtores: Vil´ Antiga, dos irmãos Pereira Lima da Correlhã, que no mesmo concurso, (em 2016 obteve o grau prata), com apresentação agora em Lisboa do Grande Escolha Loureiro, produção limitada a 1199 garrafas; o da Casa da Cuca, também limiano, da freguesia de Moreira, (igualmente galardoado há três anos com o primeiro lugar e medalha de ouro), e já servido em eventos oficiais na embaixada e no Parlamento Europeu em Bruxelas, e uma Reserva 2016 do Douro, com prestígio mundial! Trata-se do Aromas4U, com sede no pólo empresarial da Gemieira, Ponte de Lima, (premiado com medalha de ouro o mês passado no Concurso Mundial de Vinhos de Bruxelas), portanto, classificado com um dos 1000 melhores vinhos de Portugal, numa triagem de treze mil em prova.

Na parte gastronómica, destaque para degustação do paio do lombo, alheiras de galo, chouriça de carne e salpicão da Minhofumeiro, tudo já galardoado com medalhas de ouro e prata em sucessivos concursos na Feira Nacional de Gastronomia em Santarém.

Assim, a mesa oficial da Áustria preparada no Centro de Congressos Palácio Conde de Sucena, com produtos portugueses e da região altominhota, contará entre seus convidados com o Presidente daquele país, Alexander Van Der Bellen; o da Câmara de Viena ou Burgomestre, Michael Haupl; a Directora de Recursos Humanos da Câmara Federal Económica da Áustria, Astrid Frixl Punsmer e também o Director Geral de Turismo desse país, Petra Stobba, entre outros.

Com a supervisão do Chef Thomas Egger, o evento da sua terra natal por ocasião da visita do seu Presidente da República, tem o apoio de restaurantes de Ponte de Lima, como Fátima Amorim e Sonho do Capitão, na Correlhã; a Casa de S. Sebastião, em S. Pedro de Arcos, e o Sabores do Lima e Solar do Taberneiro, na vila e sede do concelho.

Tito Morais
Author: Tito Morais
Colaborador Convidado
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor:

Pub