Thomas Egger é um Chef de cozinha austríaco mas de renome internacional, pelos seus variados eventos enogastronómicos por essa Europa fóra, mas também no seu restaurante Tábua d´Aço, junto do Douro, em Tabuaço, pois é casado com uma portuguesa com quem dirige esse espaço comercial.

Mas, os convites para mostrar os dotes do amigo de Portugal, e particularmente de Ponte de Lima, e o gosto pela nossa cozinha e a internacional, (utilizando produtos do campo, daí ser também o único Green Chef em Portugal), agendam-se ao longo do (s) ano (s).

Desta vez, ao cumprir mais uma deslocação à sua Áustria e vizinha Hungria na promoção dos seus produtos portugueses de qualidade, os – Portugal Elements – designadamente vinho verde Loureiro, azeite e azeitonas, o programa terminou com uma estadia no hotel de sua família no Tirol, onde permanece há uma semana. Aqui, meteu mãos à obra para as refeições do Futebol Club de BARCELONA, equipa de Sub 15, que participava no Torneio Mundial da categoria, com destaque para a preparação de uma massa com carne, á moda de Thomas Egger.

Os pequenos atletas do Barça gostaram do menú, e da simplicidade e boa disposição do Chef Egger, assinalando a sua passagem pela estância de esqui, com a oferta de uma camisola oficial ao anfitrião.

Recorde-se, que o Torneio Mundial de Futebol de 11 realizado em cinco cidades da Áustria reuniu 280 equipas participantes e quatro mil desportistas. O Barcelona foi campeão, quiçá com colaboração do Chef Thomas Egger com seus segredos de cozinha!

Como reputado no seu país e no exterior, a responsabilidade de menús oficiais em Portugal, tem - lhe sido confiada total ou em consultadoria. Depois do Baile Vienense no convento do Beato em Abril, para a semana Thomas Egger regressa a Lisboa, mas antes passa em Tabuaço para pegar nos seus produtos agrícolas e os que irão do Alto Minho, designadamente a selecção de enchidos da Minhofumeiro e vinhos Loureiros medalhados em ouro e prata, da Casa da Cuca (Moreira de Lima), Aromas4U (Gemieira), da Vila Antica (Correlhã) e os tricampeões alvarinhos da quinta das Pereirinhas (Monção).

O motivo para mais esta degustação no dia 19 próximo, é um encontro entre os presidentes da Áustria e Portugal, com participação também do Presidente da Câmara de Viena, empresários dos dois países, diplomatas e comunicação social.


Pub