PUBLICAÇÃO ESPECIAL FESTA DAS CRUZES (BARCELOS) DESTACA MOSTRA GASTRONÓMICA

ID:N°/ Texto: 3559
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Rádio Cávado de Barcelos lançou anteontem uma edição especial da Festa das Cruzes que decorrem até Domingo, 5 do corrente na cidade, importante romaria que remonta á Lenda do Galo no ano de 1504.

O jornal com 56 páginas e o formato A3, contém várias reportagens sobre a vida económica e social do concelho, organização da Festa das Cruzes, para além de uma outra fóra de portas: a Mostra Gastronómica no Parlamento Europeu, ocorrida a 2 e 3 do corrente mês.

A notícia do SEE + YOU=Tomorrow ocupa as páginas 28 a 30 e reproduz momentos do evento que decorreu no restaurante dos eurodeputados em Bruxelas, por iniciativa do anfitrião, José Inácio Faria, eleito pelo Movimento Partido da Terra /PPE, que além de Portugal/Minho, juntou representações enogastronómicas da Noruega e Taiwan (China).

Recordemos, que ao longo dos dois dias houve vários directos a partir da Bélgica, coordenados pelo jornalista José Martins, da Rádio Cávado, que integrou a comitiva nacional, constituída pelo docente universitário e ex vice-presidente da Câmara do Porto, Paulo Morais (actual cabeça de Lista ao PE pelo NÓS CIDADÃOS); o presidente da Associação Portuguesa de Direito do Consumo, Prof. Mário Frota; Ana Noronha, Directora do Programa Ciência Viva; Nuno Barros, anterior campeão da Europa e do mundo, em canoagem; Alípio Matos, Provedor Misericórdia Ponte de Lima; Pedro Saraiva, Presidente dos Bombeiros do mesmo concelho; Chefe Armando Melo, dessa corporação; António Sousa, Presidente Assembleia de Arca e Ponte de Lima; João Maria Carvalho, vice-presidente do Instituto Limiano/ Museu dos Terceiros; Alberto Silva e António Cerqueira, comerciantes do ramo automóvel; Joaquim Loureiro, instrutor de condução, de Barcelos; José Aníbal Marinho, Presidente Real Associação de Viana do Castelo; Rogério Lopes, fotógrafo e vídeo; Joaquim Caseiro, empresário sistema de rega e sanitários; Américo Temporão, vice-presidente CEVAL (Confederação Empresarial do Alto Minho); António Cruz, Presidente da Fundação Caixa Agrícola; Rui Teixeira, vogal da Direcção da ULSAM (Unidade Local saúde Alto Minho), entre outros.

Para confecionarem os pratos portugueses (Sarrabulho de Ponte de Lima, Taquinhos de Bacalhau, outro do dito, Confitado, completaram o grupo oito Chefs e cozinheiros de restaurantes: António Loureiro (nova Estrela Michelin), de “ A Cozinha” em Guimarães: Thomas Egger, austríaco, mas especialista em culinária portuguesa, estabelecido em Tabuaço; Carlos Torres, do Grupo Elebê (Porto e Póvoa de Varzim); Fernando Torres, do Grupo Torres (Braga, Famalicão e Vila Verde); Paulo Santos da “ Casa de S. Sebastião”, Ponte de Lima; Paulo Amorim e Iva Lima de “ Fátima Amorim”, de Ponte de Lima, e, particularmente, Rui Melo, de Arca e Ponte de Lima. Colaboraram ainda os restaurantes: Carvalheira, Sabores do Lima e Sonho da Capitão, de Ponte de Lima.

Com balanço de sucesso, o Alto e Baixo Minho estiveram assim pela primeira vez presentes numa prova dos melhores produtos da região mais nortenha do país, organizada por um eurodeputado de Viana do Castelo, mas cuja juventude decorreu também por Ponte de Lima.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Últimos Tweets

Mar de Sonhos – a emigração nos vapores transatlânticos https://t.co/XRwkArEQcR
Quando a fraqueza nos torna mais fortes https://t.co/XVjbXlZokJ
FALECEU A FADISTA TERESA TAROUCA https://t.co/yYAgFXhdlv
Follow Jornal das Comunidades on Twitter