Considerado um dos melhores cozinheiros de Portugal e do mundo, ao ser galardoado em Novembro último com a Estrela Michelin, o Chef António Loureiro esteve em Ponte de Lima no passado domingo, a convite de familiares.

Mas, nada melhor do que iniciar o passeio com uma prova do prato típico local, esse famoso Arroz de Sarrabulho, ou Sarrabulho à moda de Ponte de Lima. O repasto decorreu no restaurante Fátima Amorim, na freguesia da Correlhã, tendo o especialista em gastronomia elogiado a iguaria, bem como o serviço e ambiente daquele espaço comercial.

Seguiu-se uma visita ao centro histórico de Ponte de Lima, onde o galardoado cozinheiro conheceu Fernando Pimenta, campeão do mundo de canoagem, também numa digressão pela margem do Lima.

O encontro dos dois talentos de Portugal, foi motivo para uma foto, cedida por um parente. Mas, muitos outros transeuntes se associaram também com seus telemóveis para registar aquele momento.

Com tradições enogastronómicas, Ponte de Lima recebeu de forma simples uma referência na Arte de Comer, pois a partir de Novembro findo, António Loureiro e “ A Cozinha “ de Guimarães, integram o Guia Michelin (Vermelho), isto é o “ principal indicador dos melhores restaurantes e hotéis de França e do Mundo inteiro”.
Recorde-se, que Portugal tem presentemente 26 restaurantes naquela “apetitosa” lista, repartidos pelas regiões de Algarve, Lisboa, Porto, Trás – os – Montes, e claro, agora Minho, digamos Guimarães!

Quanto a deslocações fóra do país nos próximos tempos, o Chef António Loureiro foi convidado pelo eurodeputado da comissão de Segurança Alimentar, José Inácio Faria, a coordenar a equipa que vai apresentar um famoso prato nacional no Parlamento Europeu em Bruxelas, para seus colegas, membros de outras instâncias comunitárias e jornalistas.

 

Tito Morais
Author: Tito Morais
Colaborador Convidado
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor:

Pub