O ministro da Educação e do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, anunciou a realização, em maio, em Viana do Castelo e Caminha do primeiro Encontro Nacional de actividades Náuticas do Desporto Escolar.

"Viana do Castelo e Caminha serão palco de um evento inédito no mundo do desporto escolar que juntará centenas de alunos de todo o país", afirmou o governante.
Este encontro nacional abrangerá as modalidades vela, canoagem surf, remo e experimentação.

"Este evento juntará centenas e centenas de alunos de todo o país e não acontece em Viana do Castelo e Caminha por coincidência. Aqui no Alto Minho temos provas dadas de um trabalho nas modalidades náuticas que é reconhecido em todo o país. Quero mostrar que vale a pena o trabalho que estão a fazer", referiu Tiago Brandão Rodrigues.

Nas provas de vela será feito o apuramento para o campeonato nacional escolar, com a participação de 90 alunos das classes Optimist e Laser-bahia.
Nas provas locais e regionais de canoagem será feito o apuramento para o campeonato nacional escolar, com a participação de 162 alunos.

Já nas provas de surf, que contarão com 101 alunos, será feito o apuramento para o campeonato nacional escolar e, no remo, os alunos serão seleccionados pelas coordenações regionais, estando prevista a participação de 60 alunos.

O encontro terá uma componente de competição e de experimentação de novas modalidades náuticas e de aperfeiçoamento técnico.

 


Pub