Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

Proteção Civil diz que se mantém "resposta pronta e eficaz" às populações

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

 (Lusa) - A Proteção Civil assegurou hoje que a suspensão da informação operacional por parte dos bombeiros não está a colocar em risco a "resposta pronta e eficaz" no socorro às populações.

A garantia foi dada em conferência de imprensa, na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em Carnaxide, no concelho de Oeiras, pelo comandante do Agrupamento Distrital Centro-Norte, Pedro Nunes.

Pedro Nunes disse que a suspensão, desde as 00:00 de hoje, das comunicações das ocorrências pelos bombeiros aos comandos distritais de operações de socorro "não coloca em causa a segurança e a prontidão do sistema da Proteção Civil", salientando "a resposta pronta e eficaz" de todos os agentes, incluindo os bombeiros.

"O sistema está a funcionar normalmente", sublinhou, acrescentando que a informação operacional está a chegar à Proteção Civil através da linha 112, do Instituto Nacional de Emergência Médica e também dos bombeiros.

O comandante do Agrupamento Distrital Centro-Norte adiantou que a ANPC "tem reforçado a coordenação institucional" para garantir o "reforço da monitorização das situações no país".

Pedro Nunes referiu, sem apontar causas, que houve hoje um decréscimo de 23% no número de ocorrências face ao período homólogo de 2017.

O responsável escusou-se a comentar as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, optando por transmitir uma mensagem de tranquilidade às pessoas.

Eduardo Cabrita considerou hoje que a suspensão da comunicação das ocorrências promovida pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) é ilegal e coloca em causa a segurança das pessoas ao afetar a coordenação de meios de resposta.

Em reação, a LBP, que reclama uma direção nacional autónoma e independente de bombeiros, reiterou que a prestação do socorro não está em risco.

Pub
  


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Últimos Tweets

Bélgica revela medidas da terceira fase do desconfinamento https://t.co/ZQc6eIcsBi
Prisão preventiva para detidos em operação policial na Quinta da Fonte em Loures https://t.co/OjGttE39bx
Investigadores da UC querem tornar viável a produção de “caviar português” em aquacultura https://t.co/7hu702AQZF
Follow Jornal das Comunidades on Twitter