O eurodeputado José Inácio Faria no âmbito da sua actividade para com o seu país e a sua região de origem, participou no dia 30 Novembro no – Jantar dos Conjurados – uma iniciativa da Real Associação de Viana do Castelo, para assinalar a independência de Portugal face ao domínio espanhol.

O evento reuniu mais de centena e meia de participantes, entre os quais se destacam as forças vivas do Alto Minho, designadamente os deputados na Assembleia da República, José Manuel Carpinteira, Maria Emília Cerqueira e Ilda Novo, para além dos presidentes de Câmara: Miguel Alves, de Caminha, também ele Presidente da Comissão do Conselho Regional Norte; Augusto Marinho, de Ponte da Barca; Fernando Nogueira, de Vila Nova de Cerveira, e Paulo Sousa, vereador da Educação e Turismo, de Ponte de Lima.

Abriu o encontro, o anfitrião e Presidente da Real Associação de Viana do Castelo. José Aníbal Marinho evocou a noite de 30 de Novembro de 1640, quando os conjurados reuniu em casa de D. Antão de Almada em Lisboa, para prepararem o golpe do dia seguinte, e o renascer de Portugal como “ nação livre e soberana “.

Recorde-se, que esse grupo de heróis nacionais estava representado no evento por D. Lourenço de Almada, descendente do proprietário do palácio onde decorreu a reunião preparatória de 1640.

Seguiu-se uma palestra alusiva á efeméride, por parte de Ascenso Simões, historiador e deputado eleito pelo círculo de Vila Real.

No decorrer do jantar, usou ainda da palavra o eurodeputado José Inácio Faria do Movimento Partido da Terra / PPE para entregar os prémios do Concurso 5 de Outubro de 1143, referente á origem de Portugal. Assim, foram contemplados com uma passagem aérea I/V a Bruxelas, visita e almoço no Parlamento Europeu na Primavera de 2019, pelo trabalho sobre o tema, os alunos de Ponte da Barca: Maria Rodrigues Gomes, Joana Filipa Cachada Fernandes e Maria Miguel Canelas Pitti Ferreira de Gusmão.

O grupo completa-se com os professores António Francisco Dantas Barbosa, de História, e Rosa Maria Arezes, Directora de Turma.

Foi mais uma deslocação de José Inácio Faria á sua terra natal, rápida, pois a semana foi demasiado preenchida! É que, para além de actividade parlamentar, o eurodeputado participou no colóquio – Visões do Futuro – organizado pela revista PROTESTE em Lisboa, onde apelou a decisores políticos medidas para a mobilidade e sustentabilidade energética para veículos eléctricos, regressado na véspera da Geórgia, numa missão de Observador do Parlamento Europeu às eleições presidenciais, tal como o mês passado o fizera em Madagáscar.

Pub
 

Tito Morais
Author: Tito Morais
Colaborador Convidado
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor: