Encontro com Produtores em Ponte de Lima

ID:N°/ Artigo: 2545
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

EURODEPUTADO INÁCIO FARIA DEFENDE PROTECÇÃO EFICAZ DE PRODUTOS DOP

O Eurodeputado José Inácio Faria, eleito pelo Movimento Partido da Terra / Partido Popular Europeu, salientou no passado Sábado em Ponte de Lima, que uma “ Protecção eficaz para produtos de Denominação de Origem Protegida (DOP) é uma mais valia para a Segurança Alimentar”, e proporciona condições de competitividade de áreas agrícolas.

Aquele parlamentar natural de Viana do Castelo, participava num almoço – debate que organizara sobre A Protecção das DOP (Denominações de Origem Protegida) na União Europeia e a Segurança Alimentar que reuniu três dezenas de produtores, chefs de cozinha, empresários da restauração e promotores dos produtos regionais dentro e fóra de Portugal.

O represente português na comissão parlamentar de Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar, realçou ainda que no espaço europeu, e particularmente no Minho, a produção agroalimentar deve atender à sua “ tipicidade e autenticidade e os produtos serem protegidos por esta designação”, até numa salvaguarda de património cultural, natural e ambiental, sublinhou.

Mais uma vez na Ribeira Lima, José Inácio Faria foi recebido ao final d a manhã na Casa da Terra, (o local de expo – venda dos enchidos e fumados da Minhofumeiro), pela directora comercial, Armanda Amorim. Seguiu – se uma prova de produtos da conhecida empresa limiana, das mais premiadas no sector na península ibérica (duas dúzias de medalhas de ouro e prata), perante outros produtores, e explicações das suas características, nomeadamente pelo chef austríaco Thomas Egger, que reparte a sua actividade gastronómica e de empresário com marca própria de produtos regionais (vinho verde e azeite) entre Portugal e o seu país de origem.

Já no restaurante Sabores do Lima, seguiram-se mais provas de iguarias minhotas, como o Folar Limiano, produzido pela pastelaria Arte do Lima, paios do lombo e do cachaço, presunto, folhadinhos de carnes, rojões e outros petiscos.

No sector dos vinhos, explanaram suas produções e comercialização, o alvarinho da Quinta das Pereirinhas, um investimento do ex – aluno da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima. O técnico João Pereira, vencedor em três anos seguidos (2015-17) da medalha de ouro na categoria, colheu ainda as melhores apreciações da sua marca, pelos chefs de cozinha, Thomas Egger e Paulo Santos, de Ponte de Lima; já nos Verdes, a prova repartiu-se por dois loureiros também premiados na Feira do ano passado: o vencedor, a Casa da Cuca, com seu produtor Carlos Amorim, a receber elogios desse néctar das vinhas de Moreira de Lima, e o Vila Antiga, da Correlhã, medalha de prata no mesmo concurso.

Em conceitos de saúde e sua importância na imprensa e redes sociais, a mostra enogastronómica contou com notas de referência por parte de outros convidados: o ex – Secretário de Estado da Saúde e Presidente do Infarmed, o cirurgião Eurico Alves, actual cônsul da Guatemala em Portugal, o comentador de TV, Manuel Serrão, e o jornalista e inspector escolar Adelino Silva. Quanto á ementa, claro, o Sarrabulho á moda de Ponte de Lima, como D. Conceição Fernandes, seguidora da tradição de Belozinda Penha Varela, sabe cozinhar com seus saberes e segredos.

Entre os restantes trinta convidados do eurodeputado ao evento, contavam- se o ex- campeão nacional, europeu e mundial e canoagem, Nuno Barros (de Ponte de Lima); o gerente do Intermaché de Ponte de Lima, Fernando Barros; o Cônsul de Portugal em Ourense, Espanha, José Pires da Silva; o Presidente da Assembleia de Ponte de Lima, António Sousa; o chefe dos Bombeiros locais, Armando Melo; o coordenador dos Serviços Académicos da Universidade Fernando Pessoa, Fernando Fernandes;o Presidente da Real Associação de Viana do Castelo, José Aníbal Marinho; o deputado municipal em Viana do Castelo do Partido da Terra, Luís Videira (Joca), o fotógrafo Rogério Lopes, entre outros.

De Ponte de Lima, o eurodeputado deslocou-se ainda ao Paço de Lanheses, onde a convite do Conde de Almada assistiu ao II Festival do Garrano, regressando ao anoitecer a Lisboa, e já esta manhã, a Bruxelas.

Pub


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

Criança que perdeu os pais em França deve regressar "nos próximos dias" - Governo https://t.co/HfQeNOyb1N
LE: Braga e Guimarães tentam apuramento frente a emblemas históricos em crise https://t.co/LrreB0M1vJ
LE: Braga e Guimarães tentam apuramento frente a emblemas históricos em crise https://t.co/TCyZLGWU4k
Follow Jornal das Comunidades on Twitter