POLIS acaba, obra em Caminha não

ID:N°/ Artigo: 2506
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Polis Litoral Norte – Sociedade para a Requalificação e Valorização do Litoral Norte S.A foi criada com capitais exclusivamente públicos e tinha por missão a gestão, coordenação e execução do investimento a realizar nos concelhos de Esposende, Viana do Castelo e Caminha no âmbito do Polis Litoral – Operações de Requalificação e Valorização da Orla Costeira.

Mas, o seu fim está a chegar ... “O fim da Polis não é novidade para ninguém. Sempre esteve previsto, aliás desde o momento da constituição da sociedade. Não há aqui qualquer drama”, sublinhou Miguel Alves, presidente do município caminhense.

O fim da Polis estava previsto para final de 2017, mas o seu prolongamento por um ano “foi uma vitória das autarquias envolvidas que, no nosso caso em concreto, permitiu fazer as dragagens na foz do rio Minho, o Cais dos Pescadores em Caminha e o Passeio Francisco Sampaio em Vila Praia de Âncora”, destacou o autarca socialista.

Este autarca recordou também que o concelho de Caminha “esteve em risco de nada aproveitar desta grande oportunidade. Como é público, quando tomei posse, no concelho de Caminha (ao contrário dos municípios vizinhos de Viana do Castelo e Esposende) havia zero obras da Polis e zero euros investidos. Perdemos demasiado tempo, por incompetência ou por desleixo. Desde o primeiro momento, tentamos recuperar esse tempo perdido. Neste momento temos bem mais do que zero obras e estamos a investir, até ao final deste mandato, quase quatro milhões de euros no concelho de Caminha. A esmagadora maioria deste investimento já está concretizada”, referiu Miguel Alves.

Recordar que no concelho de Caminha, e no âmbito da POLIS – litoral norte, foram realizadas as seguintes obras: recuperação e protecção dos sistemas dunares em Caminha; protecção e reforço da frente costeira na praia de Moledo;. Reforço e protecção dos sistemas dunares e renaturalização de áreas naturais degradadas: Foz do Rio Âncora;. Protecção e reabilitação do sistema costeiro entre a Foz do rio âncora e o Forte do Cão; Pinhal da Gelfa (várias intervenções);. Protecção, reabilitação e reforço do cordão dunar entre o Camarido e Moledo; modernização do Cais dos Pescadores em Caminha; Ecovia do Litoral norte - construção de infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho; Ecovia do Litoral Norte -  construção de infraestruturas verdes do Rio Âncora;. Alimentação artificial, protecção e reabilitação do sistema costeiro natural da Duna dos Caldeirões. Um investimento muito perto dos 4 milhões de euros.

Mas, a requalificação da marginal de Caminha também estava prevista acontecer no âmbito da POLIS, e agora? Miguel Alves, garante que a mesma que começou com a modernização do Cais da Rua ou dos Pescadores “vai continuar e isso é irreversível”.

A Câmara Municipal de Caminha conseguiu fazer aprovar , este ano, uma candidatura a fundos comunitários, de 500 mil euros. A ecovia prevista para a marginal e frente ribeirinha criará uma via de circulação para peões e bicicletas, articulada com os parques existentes nos topos da área de intervenção e ainda com áreas que possam constituir-se como interfaces de transportes. “Como já disse publicamente, além da recuperação da frente ribeirinha, o objectivo é também promover o modo de circulação pedonal e ciclável e dessa forma reduzir as emissões de gases com efeito estufa e reduzir o consumo energético no domínio da mobilidade urbana.

O facto da Polis acabar, não quer dizer que os projectos e os objectivos do Município acabem também. Há muito trabalho para fazer na costa marítima e ribeirinha do concelho e sozinhos ou com outras entidades, a Câmara Municipal de Caminha vai continuar a fazer as obras que têm vindo a ser feitas nestes últimos cinco anos”, destacou Miguel Alves.

Pub

 

 

 

 

 

 

 


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
4
6
7
8
9
11
12
13
15
16
19
20
21
22

Últimos Tweets

Victor Alves Gomes sou Candidato pelo PSD https://t.co/zRkzCg22Xd
SARRABULHO E BACALHAU DE CEBOLADA JUNTA EMIGRANTES EM PARIS https://t.co/wzD9URqAvw
LE: Vitória de Guimarães arranca com derrota em Liège https://t.co/V2sxoQEr0O
Follow Jornal das Comunidades on Twitter