Caminha aprofunda relação com vizinhos galegos

ID:N°/ Artigo: 2438
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Caminha debate Estratégia de Cooperação Transfronteiriça com dirigentes da AECT Rio Minho e homólogos galegos de A Guarda e Rosal.

Este encontro internacional serviu para ultimar a elaboração da Estratégia de Cooperação do Rio Minho Transfronteiriço, no que ao território do estuário do rio Minho diz respeito e para definir as propostas conjuntas a incluir no Plano de acção que vai ser elaborado.

Esta reunião de Caminha consolidou um Plano de acção Conjunto que passa por agir em cinco eixos estratégicos: os sectores produtivos, as redes de governança, a mobilidade e serviços partilhados, o turismo sustentável e a cultura e comércio tradicional.

Para Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, “a pouco mais de um ano de 2020, data de início do próximo quadro comunitário, este é o momento certo para concretizar uma estratégia comum que dê sentido à relação cultural, paisagística, patrimonial e humana que une as gentes dos dois lados do rio Minho.

Eu valorizo muito a singularidade da nossa relação transfronteiriça mas julgo chegada a hora de transformar esse valor imaterial em riqueza para as nossas empresas e populações”.

As reuniões entre os peritos e os distintos municípios da ribeira Minho continuam nas próximas semanas de modo a poder ser encontrado um documento estratégico final.

Pub

 


RECOMENDADOS PARA SI