Por décadas os pescadores de Caminha sonharam e lutaram para que o designado cais da rua ou dos pescadores fosse alvo de uma intervenção para que a dura vida da classe piscatória tivesse melhores condições de trabalho e segurança.O sonho está prestes a ser concretizado, pois no próximo sábado, dia 12 de Maio, pelas 11.00 horas, com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugura-se a obra de modernização do Cais dos Pescadores.

Esta obra do cais integra o projecto de requalificação da marginal de Caminha, e permitiu, especificamente, o aumento da área útil do cais, o prolongamento da ponte-cais, a reparação/beneficiação da rampa-varadouro e das estruturas para amarração as embarcações e recuperação das escadas para acesso às embarcações, a instalação de um novo guincho na rampa e o incremento da capacidade de atracação dos barcos.

A obra foi realizada no quadro do Programa Operacional Mar 2020, que só foi operacionalizado pelo Governo em 2016. O projecto foi construído em diálogo entre a Polis Litoral Norte, os pescadores, o Município de Caminha, a Junta de Freguesia de Caminha e Vilarelho e o anterior comandante da Capitania do Porto de Caminha, Gonzalez dos Paços.

O actual presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, sublinhou que «os pescadores foram finalmente escutados e chegou o momento de colocar o século XXI ao serviço dos homens do mar e rio».

Pub
 

 

Isabel Varela
Jornalista / colaboradora
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor: