NOTA! Luso.eu usa cookies e tecnologias similares. Se você não alterar as configurações do navegador, você concorda com isso.

Saiba mais aqui

Compreendi

Fui informado do falecimento do Dr. Manuel Freitas

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Fui informado do falecimento do Dr. Manuel Freitas, uma figura impar do Alto Minho, histórico militante e um dos fundadores do PPD/PSD em Viana do Castelo, terra onde exerceu várias funções; entre elas a de primeiro Presidente da Comissão Política de Secção e da Comissão Política Distrital, primeiro Presidente da Assembleia Municipal e foi posteriormente eleito Vereador.

Apesar do brilhante percurso politico e de tudo o que fez pelo partido, o seu sustento foi sempre a sua outra paixão, a ourivesaria; nunca aceitou cargos políticos remunerados, servindo o Partido e sobretudo o País sem vencimento... dando tudo e não pedindo nada para ele.

O meu falecido avô conhecia bem o Senhor Doutor Manuel Freitas de Biana, mas eu só estive com ele uma vez; e ele contou-me que o Cavaco Silva, quando era Primeiro Ministro, lhe dizia que ele era o único Presidente de Comissão Política Distrital, que nunca lhe pedia nada. Nunca foi Deputado, quando por norma teria sido candidato, mas nunca quis se afastar da sua terra. A sua verdadeira paixão era a sua família, o Alto Minho, as suas gentes, as suas tradições, e a sua ourivesaria.

O ouro é eterno; o ouro é o resultado das lagrimas do sol que caíram na nossa terra; não há metal mais puro, sobretudo o ouro português. O Dr. Manuel Freitas foi ourives e comerciante de ouro, e durante uma vida ao serviço da ourivesaria tradicional, recolheu e ofereceu de graça peças de valor inestimável  que serviram para iniciar a coleção que viria a dar origem ao que é hoje o Museu do Ouro Tradicional, situado na terra que o viu nascer .

 Hoje o alto Minho podia estar melhor, a industria da ourivesaria esta em plena expansão, todos nos lembramos da Sharon Stone com um coração de Viana. O PPD/PSD é que poderia estar melhor, aparecemos nas noticias nem sempre pelas melhores razões. Precisamos de um novo Manuel Freitas.
Em Bruxelas, no Comité das Regiões, temos um representante que entra mudo e sai calado, la vai comprando uns chocolates para levar de regresso a terrinha, mas promover a nossa terra em Bruxelas, la isso ainda não vimos nada; temos que esperar para ver; sentados para não nos cansarmos.

O Dr. Manuel Freitas tinha um coração de ouro, vamos sentir a sua falta, mas a sua obra continua, o Museu esta lá, os livros que escreveu também, durante o seu mandato o PSD ganhava as eleições e tínhamos um chefe de equipa. Temos que nos inspirar no seu exemplo e manter o seu legado.
 
À sua família e aos seus muitos amigos, deixo os meus mais sentidos e sinceros pêsames. Que deus lhe de o eterno descanso.

Pub

Victor Alves Gomes
Colaborador | convidado
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor:

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
16
17
18
20
23
24
26
27
29

Últimos Tweets

O centro de Bruxelas vestiu-se de Portugal https://t.co/Mj7Q9fISAL
I Love Portugal - Gosto de Portugal https://t.co/gorI82Zu2q
O trumpismo dos jovens lusodescendentes nos Estados Unidos https://t.co/dkBLODMQaM
Follow Luso.be - Bélgica on Twitter