MIGRANTES DA VENEZUELA PREOCUPAM EURODEPUTADO JOSÉ INÁCIO FARIA

O eurodeputado José Inácio Faria (Movimento Partido da Terra) participou durante a semana passada numa missão à Colômbia para constatar da situação dos migrantes venezuelanos actualmente naquele país.

Integrando uma delegação de quatro representantes do Parlamento Europeu, Inácio Faria foi o único português nomeado para tal comitiva, cujo objectivo é a procura de solução por parte da União Europeia para aquela crise humanitária na América Latina.

O centro das reuniões foi a cidade de Cúcuta que faz fronteira com a Venezuela, a partir de San Antonio del Tachin.
Diariamente, cerca de 45.000 venezuelanos, atravessam a ponte Simón Bolívar para comprarem remédios e alimentos.
José Inácio Faria ouviu por parte dos migrantes, preocupações de insegurança e incertezas, naquele que foi o segundo maior país de fluxo migratório de lusitanos na América do Sul, logo depois do Brasil.

No decorrer dos seus encontros, o eurodeputado natural de Viana do Castelo, teve ainda conhecimento do Processo contra Nicolás Maduro, presidente venezuelano, por parte da Procuradora Geral e magistrados do Tribunal Supremo de Justiça. O ditador é acusado de crimes de corrupção e branqueamento de capitais.
O parlamentar nomeado por Bruxelas para analisar a situação preocupante naquele país da América Latina, encontrou-se também com a embaixadora de Portugal em Bogotá, Gabriela Soares de Albergaria.

Recorde-se, que de acordo com um estudo da consultadora Hercon realizado recentemente, desde 2014 que a “ economia da Venezuela se agravou 89,5% “, não permitindo assim aos residentes assegurarem rendimentos para despesas básicas. A tudo isto, soma - se uma inflação média anual de 800 % e centenas de pessoas que já abandonaram o território. Estima – se que no Brasil e Colômbia, e outras partes do globo, haja mais de 600 mil venezuelanos deslocados.

Uma comparticipação de 2,5 milhões de euros será a primeira colaboração do órgão decisor europeu para a crise venezuelana.

Pub
 

Tito Morais
Author: Tito Morais
Colaborador Convidado
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor: