Colocámos cookies no seu computador para melhorar a sua experiência no website. Ao utilizar o site, está a concordar com o seu uso. Ler mais

Lusoproductions  has placed cookies on your computer to help improve this site. By using this site, you are consenting to its usage. Ler mais

Uma delegação do PSD Bélgica, da secção de Bruxelas participou este domingo dia 30 de Janeiro, em Estugarda, na Alemanha, na reunião anual das estruturas da emigração Europeias do PSD (Partido Social Democrata Português).

O anfitrião foi o PSD Alemanha, liderado pelo seu presidente Artur Amorim, o qual coordenou o evento e os pontos da agenda numa reunião a todos os títulos impecável, estando o Artur Amorim e a sua equipa de parabéns.

A reunião contou com a presença do Secretário-geral do PSD, José Matos Rosa, com dois dos três deputados eleitos pelos círculos da emigração, Carlos Gonçalves pela Europa e José Cesário pelo círculo fora da Europa. A reunião contou também com a presença de um deputado da CDU alemã, o partido da Angela Merkel que faz parte do mesmo grupo politico que o PSD, o PPE.

Por último não podemos deixar de registar a presença de uma militante histórica do partido, a Dona Maria do Céu Campos, militante histórica do PSD, partido do qual é militante desde maio de 1974. A dona Maria é residente em Ravensburg (Alemanha) há mais de 40 anos; e ocupou e ocupa vários cargos no PSD da Alemanha, CDU e varias organizações da sociedade civil ligadas a igreja católica e as associações portugueses na Alemanha.



Estiveram representadas nesta reunião do PSD as secções da Bélgica, do Luxemburgo, da França (Paris, Estrasburgo e Lyon, do Reino Unido, da Suíça e da Alemanha, com várias secções e núcleos, nomeadamente Estugarda, a secção anfitriã. Não foi possível desta vez ter um representante de Espanha e de Andorra, o que completaria a presença das estruturas europeias.

Os "nossos" dois representantes, Bruno Pereira Lagos e Victor Gomes, Presidente e Vice-presidente da secção do PSD Bélgica estiveram presentes, e a viagem até Estugarda, a estadia e maior parte das despesas foram custeadas pelos próprios, como sucedeu com as outras secções presentes, o que demonstra que mesmo na política se pode correr por amor à camisola.

O Presidente Bruno Pereira Lagos para além de colocar várias perguntas aos deputados presentes, ofereceu ao Secretário-geral do PSD, José Matos Rosa, em nome da secção, uma cópia em miniatura do geringonço, o porquinho mealheiro com asas, que recentemente foi oferecido à Vice-Presidente do PSD Maria Luis Albuquerque, num evento que decorreu em Bruxelas organizada pela secção local do PSD.

Da ordem de trabalhos da reunião, constou a análise da situação política nacional e  das Comunidades Portuguesas, as alterações propostas a lei eleitoral e ao código da nacionalidade e a organização das estruturas da emigração do Partido Social Democrata na Europa. Para além das conclusões positivas desta reunião, foi notório a possibilidade de reforçar contactos com outras secções da Europa, programando-se algumas reuniões bilaterais e até das estruturas, mas a nível mais informal, ainda para este ano.

Este evento demonstra que cada vez mais, o PSD é um partido ao serviço das nossas comunidades portuguesas espalhadas pela Europa.

A próxima reunião a decorrer em 2018, terá provavelmente lugar pela primeira vez em Londres, Inglaterra.

Conecte-se

Se deseja inscrever-se na nossa newsletter, Digite seu endereço de e-mail.