Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

Bloco de Esquerda questiona Comissão Europeia sobre Almaraz

ID:N°/ Texto: 5503
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os deputados europeus do Bloco de Esquerda, Marisa Matias e José Gusmão, dirigiram hoje uma pergunta à Comissão Europeia sobre a central nuclear de Almaraz, na sequência dos incidentes registados nos reactores I e II durante o mês de Junho.

Para Marisa Matias e José Gusmão “a central nuclear de Almaraz continua a ser protagonista de diversas notícias e relatórios que denunciam a falhas graves de segurança, constituindo uma ameaça ambiental e de saúde pública para o Estado Espanhol e para Portugal”.

O prazo de vida da central terminou há 10 anos e apesar de estar completamente obsoleta, foi autorizada a continuar a funcionar por mais 10 anos, e agora até 2028. Há muito que os especialista avisam que mesmo que sejam feitos investimentos, os riscos são demasiado elevados, e que a manutenção em funcionamento da central nuclear é uma bomba-relógio para todas as populações.

No mandato anterior, Marisa Matias questionou diversas vezes a Comissão Europeia sobre esta matéria, tendo a mesmo optado sempre por se refugiar na desculpa, sempre apresentada pelo então Comissário espanhol; Miguel Árias Cañete, que o Estado Espanhol ainda não tinha transposto a Directiva de Segurança Nuclear. “Agora não pode haver desculpas”, disse Marisa Matias, “o prazo para a transposição terminou em 2017. Está na altura de retirar conclusões e de proteger o ambiente e as populações. Este é o tipo de acidentes que não conhece fronteiras.”

Os deputados do Bloco de Esquerda perguntam à Comissão Europeia como justifica o não cumprimento dos padrões da Directiva de Segurança Nuclear; que medidas tem tomado, e continuará a tomar, para assegurar que o Estado Espanhol cumpre as disposições comunitárias; e se irá a Comissão pressionar o Estado Espanhol a encerrar a central nuclear de Almaraz.

Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

Covid-19: Trabalhadores independentes e sócios-gerentes já podem pedir apoios retroativos https://t.co/TghX0Rdggl
Portugal e Países Baixos reforçam cooperação bilateral sobre hidrogénio verde https://t.co/3bXorefMvY
Caminhada na Serra d’Arga quer “mostrar ao vivo” impacto de exploração de lítio https://t.co/fAJ3sW3Gwy
Follow Jornal das Comunidades on Twitter