Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

Aprovado o Relatório de Marisa Matias sobre Instituto Europeu da Inovação e Tecnologia (EIT) na Comissão ITRE

IDT-N°/ : 5444

Convide os seus amigos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 


A Comissão da Indústria, Investigação e Energia do Parlamento Europeu aprovou hoje o Relatório da deputada europeia do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, relativo ao novo Regulamento do EIT, o Instituto Europeu da Inovação e Tecnologia.

Marisa Matias reagiu afirmando que “Hoje, mais do que nunca, precisamos de valorizar o investimento em ciência e inovação e apoiar as instituições que trabalham nestas áreas. O EIT é um desses instrumentos que nos ajudam a fazer caminho.”

O EIT foi a primeira instituição europeia a articular as três dimensões do conhecimento: educação, investigação e inovação. Há sete anos recebeu um reforço de financiamento que permitiu que muitos países, como Portugal, pudessem começar a aceder aos fundos disponíveis. Com a aprovação de hoje reforçam-se os fundos e a possibilidade de todos os países poderem recorrer ao financiamento europeu para poderem desenvolver projectos em áreas tão fundamentais como o combate às alterações climáticas, a energia ou a saúde. Nomeadamente, através da alocação de 15% do orçamento do EIT para os Esquemas de Inovação Regional (RIS), o que corresponde a um aumento do financiamento para os países da coesão.

Na proposta hoje aprovada alargaram-se também as possibilidades de financiamento às áreas de investigação marinha e ao sector cultural e criativo, áreas tão essenciais para o desenvolvimento comum. Foram ainda apertadas as metas de resposta climática e introduziu-se a adaptação do financiamento a situações de crise pandémica. Nomeadamente, no âmbito da resposta à Covid-19, foi implementado um programa de crise para 2 anos que visa apoiar start-ups, PMEs e estudantes.


RECOMENDADOS PARA SI

EU APOIO O Luso.eu

Últimos Tweets

Gulbenkian distingue projeto de investigação da UC em computação quântica https://t.co/4KtUVSxDRE
Gulbenkian distingue projeto de investigação da UC em computação quântica https://t.co/phjYEY0Rnp
Especialista da Universidade de Coimbra integra grupo de trabalho da Organização Mundial de Saúde https://t.co/4HUnC632sv
Follow Jornal das Comunidades on Twitter