Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

BE debate candidatura presidencial antes do fim do verão

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

(Lusa) – O BE vai debater a corrida presidencial “ainda antes do final do verão”, adiantou à Lusa fonte do partido, depois de a líder bloquista, Catarina Martins, ter afirmado que “o Bloco de Esquerda, no seu tempo”, apresentaria “a sua candidatura”.

No início da semana, questionada sobre a possibilidade de a socialista Ana Gomes concorrer à próximas eleições presidenciais e se o partido a apoiaria, Catarina Martins considerou que o PS "anda muito agitado" com um tema que "não é uma prioridade", mas deixou claro que “o Bloco de Esquerda, no seu tempo, apresentará naturalmente a sua candidatura”.

Hoje, fonte bloquista, garantiu à agência Lusa que “o Bloco debaterá a candidatura presidencial ainda antes do final do Verão”.

Na quinta-feira, no programa da RTP1 “5 para a meia-noite”, a coordenadora do BE foi desafiada a escolher em votaria nas presidenciais: “Marcelo Rebelo de Sousa, Ana Gomes ou num candidato que o Bloco ainda vai arranjar”.

“Eu nas últimas votei na Marisa Matias e gostei tanto”, disse apenas Catarina Martins.

Instada a esclarecer se isso significaria que a recandidatura da eurodeputada e candidata presidencial apoiada pelo BE nas últimas eleições presidenciais, a líder bloquista respondeu: “Não. Estou a dizer que gostei muito de votar na Marisa Matias e que o Bloco há de fazer esse debate a seu tempo, claro”.

Na segunda-feira, no final de uma reunião com a Associação de Profissionais de Educação de Infância, Catarina Martins defendeu que o tema das eleições presidenciais “para o resto do país, incluindo para o Bloco, não é a prioridade neste momento”.

Perante a insistência dos jornalistas sobre o `timing´ dos bloquistas para esta decisão sobre a corrida ao Palácio de Belém, a coordenadora do BE apontou que “no PS existe uma tensão e, portanto, seja tema para os militantes do PS, mas para o resto do país, incluindo para o Bloco, não é, de facto, a prioridade neste momento”.

“Há tempo, não teria nenhum sentido se fosse essa a prioridade”, reiterou.

De acordo com Catarina Martins, as eleições presidenciais são “um debate que o Bloco faz com muita naturalidade”.

“Eu devo dizer que considero até que estamos numa posição particularmente privilegiada na forma como podemos fazer esse debate interno e nas soluções que temos para esse momento”, afirmou então.

Nas últimas eleições presidenciais, em 24 de janeiro de 2016, Marisa Matias – entretanto reeleita eurodeputada nas europeias do ano passado - teve o melhor resultado de sempre de um candidato da área política bloquista, tendo ficado em terceiro lugar, com 10,12% dos votos.

Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

Detido suspeito de matar a tiro dois cunhados no concelho de Valpaços https://t.co/qNnuZWIx4N
Covid-19: Bloco afirma que Ministério da Cultura não respondeu à crise no setor https://t.co/rgEYwaomJp
Covid-19: Portugal com 1.396 mortos e 32.203 infetados https://t.co/zI4Zb9fS4e
Follow Jornal das Comunidades on Twitter