Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

Eleições: Rio fala em oportunidade perdida pelo país e Costa defende solidez da economia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

(Lusa) - Os líderes do PS e PSD travaram hoje uma discussão intensa na primeira parte do debate televisivo, com Rui Rio a falar em "oportunidade perdida" pelo país e António Costa a defender a sustentabilidade da economia.

A evolução macroeconómica do país na última legislatura, a persistência ou não de um saldo migratório negativo no país, a política de infraestruturas e medidas de desagravamento fiscal foram os temas que dominaram os primeiros 30 minutos de debate entre António Costa e Rio Rui no pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Logo na abertura do debate, o presidente do PSD considerou que os últimos quatro anos foram "uma oportunidade perdida" e colocou em dúvida a real saúde da economia portuguesa.

"Tivemos uma conjuntura altamente favorável, houve reposição de rendimentos, mas não serviu para tratar do futuro. O Orçamento do Estado continua a ter um défice estrutural", apontou, embora reconhecendo uma redução do défice nominal "porque os juros da dívida baixaram imenso, os dividendos do Banco de Portugal cresceram de uma forma brutal, aumentou a carga fiscal e reduziu o investimento público".

António Costa rejeitou a seguir que Portugal tenha obtido resultados unicamente "ao sabor da conjuntura" internacional.

Segundo o secretário-geral do PS, "Portugal está a crescer acima da média europeia desde 2017, reduziu para metade a taxa de desemprego, registou-se crescimento das exportações" e assistiu-se "a um aumento da confiança, além da existência de contas certas".

"Temos o défice mais baixo da nossa democracia e o rácio mais baixo da nossa dívida pública dos últimos anos", contrapôs.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

Covid-19: Quase 80% dos alojamentos turísticos com cancelamentos de reservas - INE https://t.co/q0R3PZY5Qm
Covid-19: Valença e Tui exigem reabertura imediata da ponte centenária https://t.co/u9fU7xkvta
Covid-19: Alemanha supera os 180 mil casos https://t.co/oHR4Pw0ddJ
Follow Jornal das Comunidades on Twitter