José Inácio Faria integra missão de evocação do aniversário do genocídio arménio em Istambul

ID:N°/ Texto: 3543
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Eurodeputado José Inácio Faria desloca-se a Istambul, Turquia, entre os dias 22 e 25 de Abril para se juntar às cerimónias evocativas do genocídio arménio, a convite do Movimento Social Europeu Anti-Racista (EGAM – European Grassroot Anti-Racist Movement) que organiza o evento em parceria com outros movimentos intelectuais, associativos e de juventude representativos da sociedade civil turca.

No clima contemporâneo da Turquia, em que as ameaças às liberdades individuais e colectivas são uma constante, em que são promovidas sucessivas negações da história e em que são perpetradas inúmeras violações aos direitos humanos, a visita desta delegação reflecte, tanto mais, a importância deste momento.

Trata-se de uma oportunidade para apoiar os activistas pró-democracia da Turquia e da Arménia e também para travar encontro com as populações académica, científica, humanista e artística que se têm comprometido com a luta pelos direitos humanos, pela democracia e contra a negação histórica.

A data do genocídio arménio pelo Império Otomano é celebrada a 24 de Abril, sendo que esta data é altamente polémica para o governo de Ancara que não a reconhece. A discórdia agravou-se entre a Turquia e a União Europeia em 2015 quando o Parlamento Europeu pediu ao governo turco o reconhecimento do genocídio. As negociações para adesão da Turquia ao bloco comunitário iniciaram-se em 2005 mas estão suspensas neste momento.

Disse José Inácio Faria:

A negação do extermínio arménio pelo estado da Turquia, que fez cerca de 1 milhão e meio de mortos, é indecente ainda para mais, sendo a Turquia um país no radar das ambições de alargamento da União. Esta visita serve para mostrar que não deixaremos esquecer estes crimes e a importância da aprendizagem com este holocausto oculto. Serve também para demonstrar que UE se mantém a curta distância para apoiar os povos turco e arménio nos seus processos democráticos e na defesa da igualdade de direitos que entraram em retrocesso desde a tentativa de golpe militar em 2016.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

Comunidade Portuguesa na Bélgica RECEPÇÃO DE NATAL E ANO NOVO https://t.co/AdN1NQOnHo
FEITOSA (Ponte de Lima) CELEBROU CEIA DE NATAL, PELA SEGUNDA VEZ https://t.co/37FsrYFBvf
PEAUX REBELLES https://t.co/qnQrkVzzzX
Follow Jornal das Comunidades on Twitter