O trabalho de um deputado ao Parlamento Europeu é muitas vezes pouco visível, especialmente numa época em que o paradigma de consumo de comunicação transita da exclusividade dos canais de média generalistas para plataformas de conteúdos escolhidos, com assuntos mais dirigidos e instantâneos, como acontece nas redes sociais. É preciso criar sinergias entre todos estes espaços públicos no respeito de um exercício activo da cidadania, da opinião fundada e da partilha de valores democráticos.

Estar mais perto dos cidadãos é ir ao seu encontro em tempo real, através dos seus meios preferidos abrindo maior espaço para a interacção.

Conseguir esta proximidade permite que as políticas europeias possam transpirar até ao enquadramento político local. Similarmente, a defesa das necessidades locais, no âmbito de uma Europa unida na diversidade, deve ser feita levantando o véu dos debates nas comissões parlamentares e nas sessões plenárias, dando a conhecer os eventos públicos sobre tópicos de interesse e permitindo o acesso às apresentações, intervenções, imagens e vídeos da ACÇÃO dos Eurodeputados.

Do local ao global, a política afecta toda a gente e o foco que tenho tido nas áreas da SAÚDE, AMBIENTE e DIREITOS HUMANOS ao nível Europeu segue os valores da política baseada na evidência, protecção da democracia, solidariedade e igualdade, num debate aberto e plural.

Pub
 

Jose Inácio Faria
Autor / Convidado | Eurodeputado do Partido da Terra-MPT
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor: