EURODEPUTADO INÁCIO FARIA APROVA 4,65 MILHÕES

O eurodeputado português José Inácio Faria, eleito pelo Movimento Partido da Terra / PPE, aprovou no plenário de 23 do corrente reunido em Estrasburgo, a atribuição de 4,655 milhões de euros para os “ trabalhadores despedidos no sector têxtil em Portugal” no decorrer deste ano.

A verba atribuída no âmbito do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização, destina-se á reintegração de 1161 trabalhadores daquela área da indústria nacional, no seguimento de insolvência das unidades industriais.

Em causa, estão, principalmente, 709 trabalhadores do grupo Ricon na freguesia de Ribeirão, Vila Nova de Famalicão, uma unidade fabril onde mais de 70% da sua produção destinava se á Gant, marca americana com vinte lojas em Portugal; outros 452 empregados abrangidos por aquele Fundo comunitário, foram os despedidos da Gramax Internacional, que operava em Loures, como compradora da antiga Triumph, outrora uma conceituada fabricante de roupa interior feminina.

Recorde-se, que ambas as empresas fecharam portas no início deste ano, causando prejuízos económicos e sociais no seio dos empregados, pois quase 89% deles eram mulheres, acentuadamente com mais de 55 anos de idade! No caso da empresa do interior minhoto, centena e meia de operárias foram integradas numa fábrica de vestuário no vizinho concelho de Barcelos – Sonix – liderada por Conceição Dias, empresária desse caso de sucesso com larga exportação para vários países europeus.

Ainda no decorrer da sua intervenção, o eurodeputado natural de Viana do Castelo, salientou que uma parte daquela verba ora disponibilizada por Bruxelas, permitirá uma “ Formação e Requalificação Profissional dos desempregados “ e abrir portas ao empreendedorismo. Outra quantia orçamentada, destina-se ao apoio de 730 jovens portugueses com menos de 30 anos, que não trabalha, não estuda e nem seguem formação (NEET), mas que de acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) estão em trajectória de descida em todo o espaço geográfico em análise.

Pub