A secção de Bruxelas do Partido Socialista organizou este fim de semana o evento de apresentação das candidatas portuguesas que vão concorrer às próximas eleições comunais em Bruxelas.

A comunidade portuguesa ficou a conhecer as seis mulheres que se vão candidatar: Joana Benzinho Santos candidata em Bruxelas (1000), Inês de Matos Pinto candidata em Etterbeek (1040), Yasmine Rodrigues Morais candidata em Ixelles (1050), Estela Costa candidata em Saint-Gilles (1060), Isabel da Silva Xisto candidata em Anderlecht (1070) e Silvia Gonçalves Paradela candidata em Woluwe Saint-Lambert (1200).

A apresentação realizou-se em Saint-Gilles na sede do PS local e contou com a presença de muitos apoiantes das várias candidatas. Quer da parte da comunidade portuguesa em Bruxelas mas também da comunidade belga das diferentes comunas onde concorrem estas portuguesas.

De Portugal veio o deputado Paulo Pisco, eleito pelo círculo da emigração europeia para o Parlamento português, que quis afirmar o seu apoio estas candidatas socialistas e que destacou a sua “coragem e ousadia colocadas ao serviço da comunidade”. Na sua intervenção o deputado deixou ainda um apelo a que a comunidade portuguesa na Bélgica se registe para participar nestas eleições e que vote nas candidatas portuguesas que vão concorrer. Terminou destacando a importância desta participação da nossa comunidade na vida política, quer através de candidaturas quer através dos votos, para que cada vez mais a nossa voz, presença, desejos e necessidades sejam tomados em conta pelos órgãos de decisão na Bélgica.

Entre muitos outros, estiveram ainda presentes nesta apresentação o Presidente do Partido Socialista de Saint Gilles Christophe Soil, o deputado e líder do grupo socialista na Câmara dos Representantes Ahmed Laaouej, o deputado ao Parlamento Europeu Ricardo Serrão Santos e o Conselheiro para a Comunidade Portuguesa na Bélgica Pedro Rupio.

As eleições comunais na Bélgica realizam-se no próximo dia 14 de Outubro de 2018. Podem participar todos os residentes na Bélgica, independentemente da sua nacionalidade. Porém o período de inscrição para os estrangeiros residentes na Bélgica termina dia 31 de Julho. Podem consultar toda a informação sobre como se inscrever e votar no seguinte site http://www.comunais2018.be.

Pub