>

NOTA! Luso.eu usa cookies e tecnologias similares. Se você não alterar as configurações do navegador, você concorda com isso.

Saiba mais aqui

Compreendi

Nónio 2017

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

1º. Encontro anual de investigadores portugueses na Bélgica e Luxemburgo

No dia 6 de dezembro, realizou- se, na Embaixada de Portugal em Bruxelas, o Nónio 2017 - 1º. Encontro anual de investigadores portugueses na Bélgica e Luxemburgo, uma iniciativa da recentemente criada Associação Portuguesa de Estudantes e Investigadores.

Segundo o Presidente, Tiago Malaquias, a APEI BeLux “é uma associação independente e sem fins lucrativos que tem como missão representar e defender os interesses dos investigadores e estudantes universitários portugueses na Bélgica e Luxemburgo, fortalecendo a sua integração e visibilidade”.

O encontro, que adotou o nome do instrumento de medição inventado pelo matemático português Pedro Nunes (cosmógrafo-mor do reino no século XVI e um dos maiores vultos científicos do seu tempo) debateu o tema “Fuga de Cérebros, os dois lados da história”.

A sessão de abertura foi proferida pelo Embaixador de Portugal, António Vasco Alves Machado; teve como oradores Marisa Matias e Miguel Viegas, Deputados no Parlamento Europeu; João Costa, Interim Scientific Officer, ERC e Luísa Henriques, responsável pela área da investigação e espaço na REPER. Foram moderadores Joana Rocha e Tiago Lima, investigadores na KU Leuven.

Refletiu-se, essencialmente, sobre o fenómeno do Brain Drain, e das oportunidades e constrangimentos que se colocam a esta nova geração de portugueses, com elevado nível de qualificação, cujo trabalho e mérito é reconhecido nas universidades de todo o mundo, e de como o poderemos converter em Brain Gain, inequívoco que é para todos que o mais valioso produto de exportação português é precisamente o conhecimento.

Pub





Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
4
6
7
8
9
11
12
13
15
16
19
20
21
22

Últimos Tweets

FÉ E TRADIÇAO https://t.co/HwV762EDU6
Reprogramação de fundos europeus mais do que duplica verbas para municípios https://t.co/WEaDsnMvwa
Tribunal alemão rejeita recurso para prender novamente Puigdemont https://t.co/fCkP1GxXrE
Follow Luso.be - Bélgica on Twitter