NOTA! Luso.eu usa cookies e tecnologias similares. Se você não alterar as configurações do navegador, você concorda com isso.

Saiba mais aqui

Compreendi

Ana Casanova

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Ana Casanova nasceu em Angola, cidade de Luanda, a 10 de Junho de 1967 tendo vindo para Portugal no ano de 1979. Começou a escrever no ano de 1992, tendo criado um blogue, www.anavision.blogspot.com, onde passou a partilhar a sua poesia ou prosa poética mas também a sua vivência e experiência como mãe de uma criança com necessidades educativas especiais, o seu filho Gonçalo.No ano de 2010 é convidada a publicar o seu primeiro livro “Desabafos d’Alma” pela Edições Câmara Borges, a 29 de Abril, tendo depois editado o seu segundo livro, “Dialectos da Memória”, pela Temas Originais a 25 de Setembro do mesmo ano. Participa activamente em tertúlias de Poesia, tendo também já prefaciado duas obras com respectiva apresentação do Autor e efectuado as biografias do artista plástico Guineense, João Carlos Barros e do Fotógrafo Profissional Angolano, José Silva Marques.

 Em Fevereiro do ano 2011 participa na Antologia do II Aniversário da Temas Originais e a 30 de Abril na Antologia “Por um Sorriso”, também pela mesma Editora, cujos direitos autorais revertem na integra para a Instituição de Solidariedade Social “Ajuda de Berço”. Em Setembro de 2011 publica o seu terceiro livro “Nós Eternos”, pela Temas Originais a 24 de Setembro. Nesta mesma data recebeu uma distinção pelo CEMD (Circulo de Escritores Moçambicanos na Diáspora) pelo trabalho em prol da Literatura e pelo apoio prestado à divulgação das culturas Lusófonas. Participa como convidada no livro “Licença Poética [Duetos Lomelinos]” de Emanuel Lomelino a 22 de Outubro de 2011, com dois poemas. A 3 de Dezembro de 2011 é-lhe concedido um reconhecimento pela ALDCI (Associação Lusófona para o Desenvolvimento, Cultura e Integração) “pelo seu papel na divulgação da cultura do seu País de origem, Angola, bem como, pelo seu contributo para o reforço das relações de cooperação e amizade entre os Países Lusófonos. A convite da “Chiado Editora”, participa a 25 de Fevereiro de 2012, na antologia “Entre o Sono e o Sonho”.

A 2 de Junho de 2012 participa nas Antologias: “Tributo a José Craveirinha” pela “Temas Originais” e “Poética-Vol. I” pela Editorial Minerva. Recentemente, ao seu poema: “O Caminho”, foi atribuída uma Menção Honrosa no III Concurso de Poesias do Instituto Hahnemanniano do Brasil."A 13 de Outubro publica o seu quarto livro “Pinturas Poéticas” pela Temas Originais.
No ano de 2013, participa a 23 de Fevereiro na Colectânea "Beijos de Bicos"; a 2 Março, na Antologia Poética (Volume II) da "Editorial Minerva"; a 16 de Março, na Antologia "Entre o sono e o Sonho" (Volume IV) da "Chiado Editora"; a 27 de Abril, na Antologia "Poesia sem gavetas" da "Pastelaria Studios"; a 4 de Junho, na Antologia Universal Lusófona - Rio dos Bons Sinais e ainda em Novembro no Vol. III da “Poética” Editorial Minerva. No ano de 2013 foram-lhe atribuídas 2 menções honrosas aos seus poemas "Sin Ti" e "Desengaño" no XXXV Concurso Internacional De Poesia Y Narrativa - "Hermanando Continentes 2013" Buenos Aires- Argentina. A 2 de Março de 2014 edita o seu quinto livro de poesia, “Absinto de Ousadias.

A 07 de Setembro de 2014 edita “Terra Vermelha” o seu sexto livro de poesia com lançamento em Genebra na “Livraria Camões”.

A 18 de Janeiro de 2015 apresenta o seu livro “Terra Vermelha” no evento  “Poesia com Artes” no Salão Nobre dos Marqueses de Pombal em Oeiras.

A 12/13/14 de Junho participa na “Festa da Cidadania” promovida pelas associações “ACEP” e “Laços” em Genebra-Suiça como júri do concurso de declamação nas “Olimpíadas da Língua Portuguesa” estando também presente com os seus livros.

A 15 de Junho de 2015 apresenta o seu livro  “Terra Vermelha” no Consulado Geral de Portugal em Paris com a presença do Sr Consul Geral Dr Pedro Lourtie, sendo a apresentação de autora e obra, feita pelo deputado Dr Carlos Gonçalves.

A 20 e 21 de Junho de 2015 está presente como convidada de honra da “SALF” – Associação de Autores Lusófonos de França” na Feira do Livro, na Cidade Universitária de Paris, na “Maison André Gouveia”.

A 30 de Outubro de 2015, lança o seu sétimo livro de poesia “À Flor do Tempo” na Livraria Camões em Genebra. Organiza como coordenadora literária da Associação Luso Suiça Laços, a Antologia “Femmes D’Ici et D’Ailleurs” – Mulheres do Mundo, com autores Lusófonos e Francófonos.

A 9 de Outubro de 2016, lança o seu oitavo livro de poesia “A Razão do Poema” em Paris, no Stand Literário da SALF – Sociedade de Autores Lusófonos de França. Posteriormente, é lançado em Genebra nas Livrarias “Payot Aéroport Cointrin” e “Livraria Camões”  e em Lisboa na “Casa de Angola”.
Participa nas Antologias “Solstícios e Equinócios” – Edições Vieira da Silva e “Poetas na Diáspora” – Oxalá Editores (2016).

A 17 e 18 de Junho de 2017 como coordenadora cultural da Associação Laços, organiza na “Feira do Livro e Festa Lusófona Laços 2017” toda a estrutura, no  que diz respeito a literatura e artes plásticas, bem como o concurso de poesia sujeito ao tema da Feira “Camões – Nossa Língua, Nossa Pátria”.
A 27 de Julho de 2017, entra para a plataforma digital “escritores.online” o maior e mais completo motor de busca sobre escritores de Língua Portuguesa, lançando em e-manucrito, o seu livro “Terra Vermelha”.

Paralelamente às apresentações nacionais, faz apresentações em Genève (Suiça) na "Livraria Camões" onde os seus livros se encontram disponíveis.


The Sol Ar Vinhos de Portugal

Eventos este Mês

Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
1
3
4
11
12
13
14
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pub Google

Últimos Tweets

Os trabalhadores forçados portugueses do III Reich https://t.co/q9yX8Q2sWq
FC Porto goleia Vitória de Guimarães e apura-se para os 'quartos' da Taça https://t.co/m8JDqtKseV
Paula Moreira https://t.co/3gJ3fpIaLJ
Follow Luso.be - Bélgica on Twitter