I CINE FEST LUSO MUNDO

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Estas foram as palavras de Monica Musoni, assessora de imprensa do Cinefest Luso Mundo, que está a decorrer des-de ontem até dia 29 de outubro em vários locais de Bruxelas.

O festival foi possível graças ao apoio das Embaixadas de Angola, Brasil e Portugal. Para a edição deste ano, o festival tem o nome "Mulheres e Musas", com o objetivo de mostrar o trabalho de várias diretivas femininas.

Filmes que descrevem a vida das mulheres no mundo através de diferentes lentes, muitas vezes de ângulos inexplorados e novos.
Na Bélgica, encontra-se o festival Elles Tournent, tão importante para as cineastas femininas. E este ano, Flagey e Cinematek organizaram um ciclo dedicado a cineastas flamengas.

"Existem vários festivais de cinema exclusivamente dedicados as mulheres, festivais que visam mudar uma indústria que ainda é dominada por homens", disse Musoni.
"Mas quando escolhemos dedicar a 1ª edição às mulheres, foi mais o facto de todos sabermos que viemos de diferentes países de língua portuguesa, com a percepção de gênero e as mulheres em cada uma sendo diferentes e ainda tão parecidas. "

A Bélgica tem uma história muito rica de imigração portuguesa, que deu muita vida e diversidade a tantos bairros em Bruxelas.


 Press Release

“Mulheres e Musas”
BRUXELAS, 23 a 29 de OUTUBRO 2017


O CINE FEST LUSO MUNDO lança a sua Iª Edição sob o tema “Mulheres e Musas”, com uma selecção filmes oriundos de 4 continentes, que abordam o universo feminino e suas nuances, naquela que é uma celebração do cinema lusófono, a acontecer entre 23 e 29 de Outubro, em vários espaços da cidade de Bruxelas.

O CINE FEST LUSO MUNDO lança a sua Iª Edição sob o tema “Mulheres e Musas”, com uma selecção filmes oriundos de 4 continentes, que abordam o universo feminino e suas nuances, naquela que é uma celebração do cinema lusófono, a acontecer entre 23 e 29 de Outubro, em vários espaços da cidade de Bruxelas.

O CINE FEST LUSO MUNDO é uma mostra audiovisual temática de pesquisa centrada no cinema de produção Lusófona, para abordar temas específicos, escolhidos a cada edição. Na edição de 2017, “Mulheres e Musas” centra-se no universo feminino para dar a conhecer realizadores e filmes que foquem a sua condição nas suas várias vertentes, com diversas atividades previstas e projecção de cerca de 40 filmes, de 6 países de língua oficial portuguesa.

Além da exibição dos filmes, o conceito do CINE FEST LUSO MUNDO amplia-se a encontros para debates e intercâmbios no modelo de CINE-DEBATE, com a presença de realizadoras, ativistas, experts em questões de gênero e identidade.

O Centro Cultural Bruegel, Marolas, receberá uma maratona de projeções entre 28 e 29 Outubro, onde será possível assistir a uma programação variada de formatos - curtas e longas-metragens - e géneros, entre filmes documentários, ficções e animações; voltadas para o grande público. Com "Oficina de histórias" criámos um atelier dedicado ao público mais jovem.

O Encontro promoverá uma RESIDÊNCIA CRIATIVA, com o desafio de produzir uma curta-metragem ao longo da semana. Sob a direcção artística da pesquisadora e artista visual Fernanda Gomes, produtores, realizadores, actores e artistas de vários sectores criativos locais e internacionais, são convidados a participar na primeira produção luso-belga.

Pub


The Sol Ar Vinhos de Portugal

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
14
15
16
17
18
19
20
21

Pub Google

Últimos Tweets

ENTREVISTA Governo/2 anos: PSD e CDS têm propostas orçamentais de valor exorbitante - Pedro Nuno Santos https://t.co/UMaop60k2l
Liliana Rodrigues denunciam violação dos direitos das crianças no Senegal https://t.co/MBJRApWaLN
Liliana Rodrigues denunciam violação dos direitos das crianças no Senegal https://t.co/3JD9XOiyM0
Follow Luso.be - Bélgica on Twitter