Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

CEIAS DE NATAL NA FEITOSA (Ponte de Lima) e DRANCY (Paris)Esgotadas

ID:N°/ Texto: 4369
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No próximo Sábado, 7 do corrente, duas comunidades distanciadas quase dois mil quilómetros, celebram o Natal como que em família.

Referimo-nos á freguesia da Feitosa, ás portas da vila de Ponte de Lima, e á cidade de Drancy, nos arredores de Paris, onde a comunidade portuguesa, minhota, principalmente, se evidencia das restantes lá residentes, pelos seus eventos sociais.

Pelo êxito alcançado no ano anterior, a localidade pontelimense a cuja Junta preside o jovem Joaquim Pereira, repete a actividade (e o trabalho) dum grupo de voluntários para a concretizar. No Centro Educativo da Feitosa, situado no lugar de Valença, a partir das 19,00h os seus habitantes sentam-se no refeitório, engalanado para a quadra festiva, para conviver entre sabores e talheres; o prato, o bacalhau cozido com seus acompanhantes, coma manda a tradição, será servido a quem previamente se inscreveu e contribuiu com um valor simbólico.

Em França, por sua vez, a ADAP (Associação dos Portugueses Amigos de Drancy), liderados por Carlos Alves Mendes, leva a cabo na sua sede local, também uma Ceia de Natal. Para autenticidade do menú, também natalício, com fiel amigo e demais entreténs gastronómicos, ele foi completado com produtos idos propositadamente de Portugal, afincadamente da pastelaria Arte do Lima: Bolo Rei, o seu Folar Limiano, o Pão de Ló e os Bombons Limianos, que no último fim de semana fizeram sucesso no Salão do Vinho e do Gosto de Paris (Drancy), juntamente com o Bolo Rei do colega Bruno Alves, da Doce Encontro, recordemos.

Para molhar todo o cardápio escolhido, a organização disponibiliza vinhos de regiões demarcadas lusitanas, destacando-se os brancos, com o alvarinho da Quinta das Pereirinhas (Monção) e os Verdes Loureiros da Casa da Cuca e o Vila Antiga (Ponte de Lima).

No total, as duas localidades luso ou portuguesas/limianas vão juntar quase 500 comensais neste convívio anual, com mais pedidos de participação, em caso de desistências!        

Tito Morais
Author: Tito Morais
Colaborador convidado
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.
Textos deste autor:

RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31