Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

CEIAS DE NATAL NA FEITOSA (Ponte de Lima) e DRANCY (Paris)Esgotadas

ID:N°/ Texto: 4369
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No próximo Sábado, 7 do corrente, duas comunidades distanciadas quase dois mil quilómetros, celebram o Natal como que em família.

Referimo-nos á freguesia da Feitosa, ás portas da vila de Ponte de Lima, e á cidade de Drancy, nos arredores de Paris, onde a comunidade portuguesa, minhota, principalmente, se evidencia das restantes lá residentes, pelos seus eventos sociais.

Pelo êxito alcançado no ano anterior, a localidade pontelimense a cuja Junta preside o jovem Joaquim Pereira, repete a actividade (e o trabalho) dum grupo de voluntários para a concretizar. No Centro Educativo da Feitosa, situado no lugar de Valença, a partir das 19,00h os seus habitantes sentam-se no refeitório, engalanado para a quadra festiva, para conviver entre sabores e talheres; o prato, o bacalhau cozido com seus acompanhantes, coma manda a tradição, será servido a quem previamente se inscreveu e contribuiu com um valor simbólico.

Em França, por sua vez, a ADAP (Associação dos Portugueses Amigos de Drancy), liderados por Carlos Alves Mendes, leva a cabo na sua sede local, também uma Ceia de Natal. Para autenticidade do menú, também natalício, com fiel amigo e demais entreténs gastronómicos, ele foi completado com produtos idos propositadamente de Portugal, afincadamente da pastelaria Arte do Lima: Bolo Rei, o seu Folar Limiano, o Pão de Ló e os Bombons Limianos, que no último fim de semana fizeram sucesso no Salão do Vinho e do Gosto de Paris (Drancy), juntamente com o Bolo Rei do colega Bruno Alves, da Doce Encontro, recordemos.

Para molhar todo o cardápio escolhido, a organização disponibiliza vinhos de regiões demarcadas lusitanas, destacando-se os brancos, com o alvarinho da Quinta das Pereirinhas (Monção) e os Verdes Loureiros da Casa da Cuca e o Vila Antiga (Ponte de Lima).

No total, as duas localidades luso ou portuguesas/limianas vão juntar quase 500 comensais neste convívio anual, com mais pedidos de participação, em caso de desistências!        


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

Espetáculo dedicado a Miguel Torga na Bélgica https://t.co/tmHRASWH0g
Serra d’Arga: uma causa! https://t.co/3bg5Aq8tzr
Caminha vai ter um centro de exposições e eventos https://t.co/BljYCOQYtk
Follow Jornal das Comunidades on Twitter