PORTUGUESA REMATOU BANDEIRA HASTEADA NA LUA, HÁ 50 ANOS!

ID:N°/ Artigo: 3990
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Completou-se no passado dia 20, meio século da chegada do homem à lua, com a missão da Apolo 11, e os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin a pisarem o solo do satélite.

As imagens correram mundo, aquele acontecimento transmitido na tarde daquele dia para mais de 500 milhões de espectadores, com o hasteamento da bandeira dos Estados Unidos da América, assinalando o êxito da missão espacial, é ainda hoje um dos pilares da História Universal.

Mas, talvez os nossos leitores desconheçam que, o símbolo da nação descobridora colocado após a alunagem teve a mão de uma portuguesa!

Pois é verdade, afirmamo – lo depois de pessoa amiga nos ter feito chegar tal informação.

Foi a costureira Maria Isilda Ribeiro, quem fez os remates naquela histórica bandeira da superpotência, que seguiu na viagem espacial de 385 mil quilómetros, e foi encomendada na fábrica Annin & Company, em Roseland, Nova Jersey, onde a nossa compatriota trabalhava.

Hoje, com 73 anos de idade, Isilda reside em Sosa, Vagos, distrito de Aveiro, e recorda com emoção esse seu modesto contributo para uma das maiores descobertas ou conquistas da humanidade.

Quanto á empresa fabricante de bandeiras, ela subsiste, e é das mais antigas no país e no mundo, pois a sua fundação remota ao ano de 1847, com encomendas para o país e estrangeiro.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

Amazónia: Macron acusa Bolsonaro de mentir e diz-se contra o acordo UE-Mercosul https://t.co/pG3CBaXmRt
PSP convencida de “policiamento de sucesso” em Benfica-FC Porto de risco elevado https://t.co/NCqs4FgWrc
Amazónia: Bruxelas está “profundamente preocupada” e apoia debate pedido por Macron https://t.co/xLU3RY97Uj
Follow Jornal das Comunidades on Twitter