ENCONTROS DE PRIMAVERA – De Bruxelas à Carne Minhota e à Picanha

ID:N°/ Artigo: 3663

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Decorreu na passada sexta-feira 14, mais um Encontro de amigos de Bruxelas, a exercerem a sua actividade nas instituições europeias, que nas suas visitas a Portugal, incluem uma visita a Ponte de Lima como obrigatória.

Desta vez, veio mesmo… O Director deste jornal electrónico António da Silva (Tony Da Silva) acompanhado do filho passou por Ponte de Lima, acolhido por elementos do grupo de promoção do sarrabulho de Ponte de Lima e outras iguarias regionais.

Como primeira paragem, deste Encontro de Verão (os anteriores têm sido de Inverno e Primavera), um abraço e beijinhos no Restaurante Sonho do Capitão, onde a proprietária D. Goretti Bezerra e o Gerente Filipe Cerqueira, recebeu os bruxelenses… Conversas, recordações de idas á Bélgica, amizades cá e lá, e na mesa o amigo Tony deliciou-se com uma Posta de raça minhota, acompanhada daquela chouriça especial do “Sonho” e demais acompanhamentos do prato típico!

Para caminhar Tony Da Silva visitou o Centro Histórico de Ponte de Lima, e depois, acompanhado do Chefe Armando Melo, dos Bombeiros Voluntários locais, foi até S. Pedro de Arcos. Mais abraços, beijinhos e memórias, com o casal proprietário do empreendimento, os jovens Paulo Santos e Mafalda Trigueiro. Percursos pela quinta, verdura de jardins e horta, espaços para convívios enogastronómicos, Tony conheceu, fotografou.

Mas, faltava o programa de fecho do dia por Ponte de Lima para um apreciador da nossa (dele) gastronomia, pois habitualmente o seu trabalho decorre fechado, entre corredores, hemiciclo e auditórios do Parlamento Europeu, pois é produtor de audiovisual para vários eurodeputados portugueses e também alguns serviços para a embaixada e canais de TV lusitanos…

Com mais disponibilidade de amigos do grupo de Bruxelas, o derradeiro convívio do dia foi também na Correlhã, no restaurante de D. Fátima Amorim.

Os patrões Paulo e Miguel providenciaram um cantinho para o Encontro, e claro, entre segredo de boa cozinheira, a mamã D. Fátima, preparou uma Picanha, com entradas regionais desde queijos a presunto que Tony devorou…: Junto dele, com todas as atenções, o Supervisor da mesa para os convidados: o cozinheiro internacional (algumas vezes) ou quando necessário no grupo, que vive lá para a Facha: Filipe Matos, um conhecedor dos cantos da casa, não fosse ele um dedicado colaborador, sempre solícito mas também desejado naquele espaço comercial!!!

Para recordar, Tony levou a maquineta dos retratos, e eis que fica o registo, pois o próximo será um Encontro de Verão estamos certos, já a caminho de meia dúzia, integrantes que têm sido essas reuniões de amigos, com participação de eurodeputados, altos funcionários portugueses nas instâncias (Comissão e Parlamento) e empresários no sector da restauração, como o amigo Albano Figueiredo, de Satão, mas estabelecido com o seu café Restaurante Portugal na capital belga, onde há sempre comida portuguesíssima na ementa e na mesa, e é paragem obrigatória quando Ponte de Lima chega a Bruxelas.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
17
18
19
20
21
24
25
28

Últimos Tweets

Em Tampere, Guise e Crespi d’Adda https://t.co/jshY0UH8R4
Filme EMPATE novamente em Bruxelas https://t.co/d8bOnlr326
A segunda vez de Portugal em Kiev https://t.co/yQS4DcNrEM
Follow Jornal das Comunidades on Twitter