O eurodeputado José Inácio Faria, eleito pelo Movimento Partido da Terra / PPE, recebeu na passada semana um grupo representativo da Federação Académica do Porto.

Com três dezenas de elementos, a delegação que se deslocou a Bruxelas, era chefiada pelo Presidente da FAP, João Pedro Videira, cujos colegas representava, faculdades ou universidades/cursos de outras áreas académicas.

Durante a reunião havida com o parlamentar de Viana do Castelo, os estudantes centraram as suas questões com temas do quotidiano europeu, bem como da sua actividade profissional. Em análise no encontro, estiveram por exemplo, o Futuro do Ensino Superior na Europa, Ciência e Emprego, e a mobilidade no âmbito do programa ERASMUS, desejando uma maior integração académica na União Europeia.

Neste âmbito, foi salientado ao eurodeputado José Inácio Faria o seu empenho para mais celeridade no reconhecimento de graus e diplomas académicos no espaço europeu, assim como o reforço de incentivos á investigação num plano global da instituição representativa dos 28 países. Antes de terminarem a visita, todos percorreram a sede do Parlamento, colocando questões do seu funcionamento e trabalho do nosso eurodeputado no hemiciclo e comissões parlamentares que integra: Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar.

A FAP – Federação Académica do Porto – é o órgão congregador de 70 mil estudantes da área metropolitana da capital do norte de Portugal, representando universidades ou instituições de ensino superior público, privado, politécnico e concordatário.


Pub