O V congresso Europeu de Jovens agricultores tem lugar amanhã, dia 18 de Outubro no parlamento Europeu, no contexto de uma iniciativa conjunta dos eurodeputados Nuno Melo e Esther Herranz García em colaboração com a CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal, e a ASAJA de Espanha.

Portugal vai estar representado pelo jovem agricultor Manuel Grave, com um projecto inovador no sector da amêndoa, pode consultar o projecto neste link .

Sobre o Congresso: O evento, patrocinado pelo Grupo do PPE no PE, tem como objetivo promover o desenvolvimento rural, a agricultura europeia e testemunhar o papel fundamental dos jovens neste sector.

A agricultura é um setor chave na economia europeia. Não obstante, estudos recentes demonstram que o número total de agricultores na UE-27 diminuiu de 14.5 milhões para 10.7 milhões na última década. No que respeita ao número de jovens agricultores (menos de 44 anos) registou-se uma diminuição de 3.3 milhões (2005) para 2.3 milhões.

Este evento –considerado já o maior do sector a ser realizado na Europa- sublinha a importância crucial dos jovens agricultores na economia europeia e a cooperação entre os agricultores da nova geração entre os diferentes países.

Este ano: Um grupo de eurodeputados embaixadores do PPE (lista completa abaixo) apresentará os vencedores do ano 2018 e fará a entrega dos prémios para as categorias do “Melhor Projeto”, “Projeto Mais Sustentável”, e “Projeto Mais Inovador”. A entrega dos referidos prémios decorrerá durante o Congresso na quinta-feira 18 de outubro das 9.00 às 12.30 horas na sala JAN 2Q2 do Parlamento Europeu (Bruxelas).

Eurodeputados embaixadores:

Nuno Melo – Portugal
Esther Herranz – Espanha
Albert Dess –Alemanha
Sandra Kalniete –Letónia
Norbert Erdos - Hungria
Czesław Siekierski –Polónia
Andrzej Grzyb –Polónia
Daniel Buda –Roménia
Herbert Dorfmann –Itália
Othmar Karas –Áustria
Mairead McGuinness –Irlanda
Marijana Petir –Croácia
Franc Bogovič –Eslovénia
Manolis Kefalogiannis –Grécia
Norbert Lins –Alemanha
Jens Gieseke –Alemanha
Annie Schreijer-Pierik – Holanda
Vladimir Urutchev –Bulgária
Angélique Delahaye –França
Petri Sarvamaa –Finlândia
Lefteris Christoforou –Chipre
Peter Jahr – Alemanha
Tom Vandenkendelaere –Bélgica

Pub


Pub