NOTA! Luso.eu usa cookies e tecnologias similares. Se você não alterar as configurações do navegador, você concorda com isso.

Saiba mais aqui

Compreendi
Pub

Sweating for Europe” – conversas informais em tempos desconcertantes

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Em tempos controversos é na conversa que encontramos as melhor ideias e soluções. Foi nesse sentido que o Instituto Cultural Finlandês criou o “Sweating for Europe” – uma carrinha transformada em sauna às portas do Parlamento Europeu. O objetivo era simples: despirmo-nos dos nossos preconceitos, das nossas nacionalidades e partidos ou ideologias e partilhar irreverências, ideias que possam levar a Europa a bom porto.

A sauna móvel foi criada pelo artista alemão Dida Zende, e faz parte da iniciativa “Sweating for Europe” que decorreu em Bruxelas nos dias 24, 25 e 26 de Abril. Este evento foi organizado pelos Instituto Cultural Finlandês, Instituto Goethe e a Alliance Française.  

Durante os três dias, a sauna móvel proporcionou conversas informais entre vários membros do Parlamento Europeu e vários cidadãos que por ali passaram e contou ainda com uma sessão especial exclusiva a jornalistas dos mais variados jornais e sites europeus.

Fosse na sauna móvel ou no Parlamentarium, o propósito foi alcançado, tal como mencionado por um dos impulsionadores da iniciativa, Alex Malmberg - o sucesso entre os membros do parlamento foi tal, que terminar as sessões tornou-se uma missão difícil, tal foi o entusiamo com que abraçaram o momento.

A sauna é uma parte nuclear da cultura finlandesa. Antigamente, o primeiro passo na construção de uma casa era a sauna, e apenas depois se seguia a construção das restantes divisões. Era também o local escolhido para os partos, ou onde doentes procuravam a cura. Ainda, servia como ritual de limpeza para os mortos.

No dia 25 de Abril, por ser o dia da Liberdade em Portugal, o evento proporcionou aos participantes uma noite de fado com a fadista Andreia Rio, em honra a este tão importante dia para o nosso país.

No último dia do evento, a sauna móvel este estacionada no Bozar e abriu as portas ao público geral no final da tarde.

Pub


Ana Garrido
Author: Ana Garrido
Jornalista / colaboradora
Pode ler mais sobre este colaborador

Entre em contacto : Ana Garrido  Perfil : Info CP-CC37 A

Artigos deste Autor:

Últimos Tweets

La Grand-Place de Bruxelles déroule son 21e Tapis de Fleurs https://t.co/BQVGG0EmEs
Governo italiano admite que número de mortos vai aumentar https://t.co/5VTblExAqb
Oitenta armas de fogo apreendidas em Coimbra pela PSP https://t.co/rsq8iPNtkv
Follow Jornal das Comunidades on Twitter