O carnaval do Mindelo vai contar, em 2019, com mais um grupo para abrilhantar ainda mais a festa do rei momo. Estrelas do mar regressa ao sambódromo após seis anos de ausência em “força” e no ano em que celebra os 45 anos de existência. Um regresso para ficar promete a direção que garante originalidade e muitas surpresas. E deixa alerta “ganhar estrelas do mar vai ser difícil”.

Luís Gonçalves, presidente do grupo disse que o estrelas do mar vai trazer arte e cultura ao carnaval do Mindelo.

“São Vicente pode contar com um mar de carnaval neste 2019. Vamos sair neste carnaval, para mostrar arte e cultura. É a maior manifestação cultual de Cabo Verde e temos uma responsabilidade enorme, assim como sempre tivemos. Estamos aqui para competir apesar de muitos anos longe do asfalto. Mas o facto de sair e pôr o grupo na rua é um sonho realizado” admite a direção que sabe “para ganhar estrelas do mar vai ser difícil”.

Cerca de 25 por cento do projeto já está pronto, Luís Gonçalves.

Estamos prontos disse ainda a direção do grupo que não adianta mais pormenores preferindo jogar com a surpresa do carnaval. “Mas posso dizer que 25 por cento do projeto já esta pronto. Musica também já está pronta faltando no estando meter a letra”.

A espetativa é boa, muitas pessoas têm aderido ao grupo, um estímulo para se seguir em frente, afirma o presidente do grupo.

“Desde 2014, pensamos em ressurgir mas cada coisa acontece na sua devida altura. E, como o grupo está a completar 45 anos de existência aproveitamos para surgir em força e surgir para ficar. O nosso carnaval precisa de mais adversidade e originalidade”.

Bitu é o Diretor artístico do grupo mas Luís Gonçalves garante que estrelas do mar trabalha em equipa, com ideias, opiniões e muita democracia.

Estrelas do mar faz história no carnaval de Mindelo desde 1974 quando saiu pela primeira vez. A vida do estrelas do mar no carnaval mindelense foi no entanto marcada por algumas ausências. A última aparição do grupo no desfile carnavalesco do Mindelo foi em 2012.

Para celebrar o regresso de estrelas do mar acontece no dia 26 de maio um juntar de gala que deverá reunir os antigos, atuais e possivelmente novos integrantes do grupo.

Pub
 

Maria do Carmo
Jornalista / colaboradora com carteira nº 014/2016 e carteira da FIJ - nº CV368
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor: