NOTA! Luso.eu usa cookies e tecnologias similares. Se você não alterar as configurações do navegador, você concorda com isso.

Saiba mais aqui

Compreendi

Governo deverá reconduzir Moedas na Comissão Europeia

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

(in expresso ) Mário Centeno deverá permanecer à frente do Eurogrupo, pois assim poderá também assumir a pasta das Finanças num próximo executivo saído das eleições marcadas para outubro de 2019

Carlos Moedas está a “fazer um bom trabalho” em Bruxelas, entende o Governo de António Costa, e, por isso, deverá ser reconduzido para um novo mandato na Comissão Europeia, avança o “Público” esta quinta-feira.

Dentro do Governo, é ideia dominante que “Carlos Moedas está a fazer um bom trabalho e a representar bem os interesses portugueses” e que teve um papel decisivo na saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo, garantiram fontes do Executivo em declarações ao matutino.

Mário Centeno, por sua vez, deverá permanecer à frente do Eurogrupo, pois assim poderá também assumir a pasta das Finanças num próximo executivo saído das eleições marcadas para outubro de 2019.

O mandato do ministro das Finanças no Eurogrupo tem a duração de dois anos e acabará em janeiro de 2020. O Executivo de Costa, contudo, ao não avançar com o nome de Centeno para a Comissão Europeia estará já a pensar no longo prazo.

Ao manter Centeno no cargo, o Governo pretende tirar o máximo de frutos possíveis se a reforma do Eurogrupo for para a frente.

Caso o Eurogrupo ganhe peso institucional dentro da União Europeia e passe a ter um presidente permanente, existe a hipótese que o representante máximo da insitituição passe a desempenhar funções de vice-presidente da Comissão Europeia.

Para Centeno vir a ser este futuro líder do Eurogrupo - um cargo em que só poderá manter-se se for ministro das Finanças -, não poderá nunca ser o nome selecionado pelo Governo para a Comissão Europeia.

Pub
 

Tony Da Silva
Director o luso.eu e operador de camera na CBN News / Jornalismo
Pode ler mais sobre este colaborador

Entre em contacto :  Tony da Silva Perfil: Info

Artigos deste Autor:

Últimos Tweets

Visitas a Ponte de Lima e Vila Verde https://t.co/qiUsHMD3zz
Dezenas de mortos em colapso de viaduto em Génova - serviços de emergência https://t.co/V1NP12KnPk
Migrações: Portugal vai receber 30 migrantes de navios humanitários https://t.co/gd1vwOm25H
Follow Jornal das Comunidades on Twitter