NOTA! Luso.eu usa cookies e tecnologias similares. Se você não alterar as configurações do navegador, você concorda com isso.

Saiba mais aqui

Compreendi

Liliana Rodrigues leva Comissão da Cultura e Educação a Lisboa

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Uma delegação da Comissão da Cultura e Educação (CULT) do Parlamento Europeu estará, entre os dias 4 e 6 de Abril, em Lisboa, com o objectivo de proceder à verificação de projectos financiados por fundos europeus e reunir-se com entidades relevantes da área de trabalho da comissão.

A delegação visitará a capital portuguesa por sugestão da eurodeputada Liliana Rodrigues. Esta será a quarta vez que a parlamentar socialista traz a Portugal uma delegação do Parlamento Europeu.

Em relação à deslocação da Comissão CULT a Lisboa, a delegação irá reunir-se com Edite Estrela e Alexandre Quintanilha, respectivamente Presidentes da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto e da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República. Está prevista uma visita ao Campus da Nova School of Business and Economics e ao recente Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT) e do extenso programa constam ainda reuniões com o Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e com o Directora da Agência Nacional Erasmus, Joana Godinho.

Liliana Rodrigues encara com satisfação a visita de uma Comissão do Parlamento Europeu a uma das cidades “que mais tem crescido nos últimos tempos, tanto a nível da formação e investigação, mas também a nível da cultura”. Para a eurodeputada socialista, o facto da capital portuguesa ser, hoje em dia, uma das cidades mais escolhidas por estudantes internacionais, “é a prova do sucesso dos trinta anos do Programa Erasmus e do projecto europeu, mas também do trabalho de divulgação feito pelas universidades e associações, que têm conseguido despertar o interesse dos alunos por Lisboa”.

Segundo dados da Comissão Europeia, no ano lectivo de 2015/2016, chegaram a Portugal cerca de 13 mil alunos, número que representa um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Durante o quadro de 2014-2020, o Programa Erasmus+ dispõe de um orçamento de 14,7 mil milhões de euros.

A eurodeputada socialista destacou, ainda, a utilidade destas visitas e referiu “que é importante que a União Europeia e os seus cidadãos saibam como é que o nosso país utilizou o dinheiro dos fundos europeus”. Foi com essa intenção que, no passado mês de Março, Liliana Rodrigues co-organizou a exposição “Descubra como 4.342.544.223 euros de Fundos da União Europeia mudaram a sua vida”. A mostra, que esteve patente durante uma semana no Parlamento Europeu, em Bruxelas, teve como objectivo o de promover a divulgação dos projetos mais importantes que foram realizados com o apoio do Fundo de Coesão e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional Valorização do Território (POVT).

Pub
 

Tony Da Silva
Director o luso.eu e operador de camera na CBN News / Jornalismo
Pode ler mais sobre este colaborador

Entre em contacto :  Tony da Silva Perfil: Info

Artigos deste Autor:

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
16
17
18
20
23
24
26
27
29

Últimos Tweets

O centro de Bruxelas vestiu-se de Portugal https://t.co/Mj7Q9fISAL
I Love Portugal - Gosto de Portugal https://t.co/gorI82Zu2q
O trumpismo dos jovens lusodescendentes nos Estados Unidos https://t.co/dkBLODMQaM
Follow Luso.be - Bélgica on Twitter