Colocámos cookies no seu computador para melhorar a sua experiência no website. Ao utilizar o site, está a concordar com o seu uso. Ler mais

Lusoproductions  has placed cookies on your computer to help improve this site. By using this site, you are consenting to its usage. Ler mais

Em tempos controversos é na conversa que encontramos as melhor ideias e soluções. Foi nesse sentido que o Instituto Cultural Finlandês criou o “Sweating for Europe” – uma carrinha transformada em sauna às portas do Parlamento Europeu. O objetivo era simples: despirmo-nos dos nossos preconceitos, das nossas nacionalidades e partidos ou ideologias e partilhar irreverências, ideias que possam levar a Europa a bom porto.

A sauna móvel foi criada pelo artista alemão Dida Zende, e faz parte da iniciativa “Sweating for Europe” que decorreu em Bruxelas nos dias 24, 25 e 26 de Abril. Este evento foi organizado pelos Instituto Cultural Finlandês, Instituto Goethe e a Alliance Française.  

Durante os três dias, a sauna móvel proporcionou conversas informais entre vários membros do Parlamento Europeu e vários cidadãos que por ali passaram e contou ainda com uma sessão especial exclusiva a jornalistas dos mais variados jornais e sites europeus.

Fosse na sauna móvel ou no Parlamentarium, o propósito foi alcançado, tal como mencionado por um dos impulsionadores da iniciativa, Alex Malmberg - o sucesso entre os membros do parlamento foi tal, que terminar as sessões tornou-se uma missão difícil, tal foi o entusiamo com que abraçaram o momento.

A sauna é uma parte nuclear da cultura finlandesa. Antigamente, o primeiro passo na construção de uma casa era a sauna, e apenas depois se seguia a construção das restantes divisões. Era também o local escolhido para os partos, ou onde doentes procuravam a cura. Ainda, servia como ritual de limpeza para os mortos.

No dia 25 de Abril, por ser o dia da Liberdade em Portugal, o evento proporcionou aos participantes uma noite de fado com a fadista Andreia Rio, em honra a este tão importante dia para o nosso país.

No último dia do evento, a sauna móvel este estacionada no Bozar e abriu as portas ao público geral no final da tarde.



Conecte-se

Se deseja inscrever-se na nossa newsletter, Digite seu endereço de e-mail.