Colocámos cookies no seu computador para melhorar a sua experiência no website. Ao utilizar o site, está a concordar com o seu uso. Ler mais

Lusoproductions  has placed cookies on your computer to help improve this site. By using this site, you are consenting to its usage. Ler mais

Pequena cidade na região da Flandres, apenas a 20 quilómetros de Bruxelas, destaca-se não só por ser uma cidade de estudantes com uma das melhores e mais antigas universidades do Mundo, Universidade Católica de Lovaina, fundada em 1425, mas também, um local onde a história, a cultura, a arquitetura, a gastronomia e as ciências modernas se combinam num cocktail irresistível.

Sendo uma cidade pequena é ideal para visitar num fim-de-semana e aproveitar para dar umas boas caminhadas ou, se preferir, optar pela bicicleta.
Lovaina is the place to beer. Quando a cerveja invadiu o comércio e indústria nacionais, no século XIX, Lovaina tornou-se mundialmente famosa pelo fabrico de cerveja e, ainda hoje se orgulha de ser conhecida como a capital da cerveja da Bélgica, e berço da sua mundialmente famosa Stella Artois. Desde beer weekends a beer tours, a cidade está preparada para testar o conhecimento em cerveja a qualquer um que aceite o desafio através de um beer degree.

Exemplo de uma excelente combinação entre espaço urbano e natureza, ao redor da cidade encontram-se magníficos parques, tal como o Park Abbey para desfrutar o ar livre ou os fantásticos e únicos edifícios espalhados em volta, como o Castelo de Arenberg. Situado em Heverlee, a sua construção foi terminada em 1515. Hoje é propriedade da faculdade de engenharia, porém está aberto para visita ao público. Foi dos seus relvados que descolou o primeiro voo de balão a gás tripulado.

Kruidtuin, o jardim botânico da cidade, começou por ser um jardim apenas para estudantes de medicina. Hoje já não é apenas um jardim para pesquisa, tornando-se num pequeno paraíso no meio da cidade podendo ser apreciado por todos.
Apesar de destruído durante a Primeira Guerra Mundial, o centro da cidade encontra-se extremamente bem preservado e recuperado, com edifícios do século XVII e XVIII.
Durante todo o ano, o centro de Lovaina apresenta uma atmosfera contagiante, especialmente no período noturno, através dos muitos bares e cafés estudantis, espalhados por toda a cidade, garantindo que há sempre algo a acontecer. A zona mais popular situa-se ao redor do Oude Markt (Antigo Mercado).

Para os amantes de arquitetura medieval, não há melhor cenário do que contemplar o famoso City Hall, localizado entre a praça Professor Roger Van Overstraetenplein e o Grote Markt (Grande Mercado) edifício do século XV, que por si só já faz a viagem valer a pena. Por mais que faça o queixo cair apenas com a vista exterior, há possibilidade de visitar o seu interior.
A Grand Béguinage é um must see, tendo sido reconhecido pela UNESCO como Património Mundial em 1998. Fundada em 1232 apenas para mulheres, esta pequena cidade dentro de uma cidade é uma sucessão de ruas, jardins e parques. Após vários fechos e reaberturas, é hoje aproveitada pela universidade como campus, servindo também de alojamento para estudantes e staff académico.

A Catedral de São Pedro e respetivo tesouro, a Igreja de São Miguel e o Hall da Universidade são também monumentos de visita obrigatória. 
A biblioteca central da universidade, no largo Ladeuzeplein, foi oferecida pelos Estados Unidos da América ao povo de Lovaina, após a destruição total sofrida pela biblioteca original durante a Primeira Guerra Mundial. A subida à torre oferece uma vista 360º sobre a cidade. 
Lovaina é também uma cidade criativa e dinâmica a nível cultural. O Museu M é um espaço cultural de referência que mantém um número de variados espaços de exposição e uma coleção que cresce historicamente.

Cheia de vida, programas alternativos não faltam. O centro de artes, STUK é um ponto de encontro tanto para locais como para visitantes. O pátio central abre-nos as portas para diferentes mundos, desde o auditório, à sala de filmes, ao café, ao teatro ou aos escritórios. Todos os Domingos, disponibiliza concertos de Jazz de acesso gratuito.
Para os amantes da música, Het Depot é local obrigatório! Destaca-se o espaço para concertos e o estúdio de gravações. Tanto músicos como visitantes, ficam adeptos entusiastas da atmosfera contagiante que o espaço transmite.
A região à volta da cidade é uma boa razão para expandir os limites. Para Este encontra-se Hageland – seis pequenas e provinciais vilas onde está presente um legado riquíssimo de história e cultura. Não só de cerveja vivem os belgas, esta região é muito conhecida pelo seu vinho.

No lado Oeste de Lovaina, em direção a Bruxelas, podemos encontrar Green Belt que está recheado de parques e jardins que florescem na sombra da metrópole.
Em Lovaina será impossível aborrecer-se. É uma cidade vibrante, contagiante e surpreendente!

Conecte-se

Se deseja inscrever-se na nossa newsletter, Digite seu endereço de e-mail.