Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, visitou as ilhas de Santiago e de São Vicente, em Cabo Verde, acompanhada pelo Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Luís Ramos Faro.

No âmbito da visita a Cabo Verde, que decorreu entre 14 e 17 de janeiro, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal cumpriu um vasto programa em que se destacaram diversas ações de cooperação essencialmente direcionadas para as áreas da promoção da Língua Portuguesa, da cultura e da educação.

A agenda de trabalhos teve início com a reunião com o Ministro Cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros e Comunidades onde foi feito o balanço da execução do Programa Estratégico de Cooperação (PEC 2017-2021) e perspetivadas futuras áreas de cooperação entre os dois países.

Ao longo dos quatro dias de visita, muitas foram as ações conjuntas realizadas. Começou por visitar a sede do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) tendo tido oportunidade para apresentar cumprimentos ao recém nomeado Diretor Executivo, Dr. Incanha Intumbo, reiterando a disponibilidade de Portugal para apoiar o IILP na prossecução das atividades que desenvolve em prol da promoção da Língua Portuguesa; visitou a Escola Portuguesa de Cabo Verde onde foi apresentado o projeto de expansão da Escola até ao 12° ano de escolaridade; teve oportunidade de conhecer a atividade desenvolvida pelo Centro de Língua Portuguesa junto da Universidade de Cabo Verde, na cidade da Praia; juntamente com a Ministra da Educação, Maritza Rosabal, o Ministro da Cultura, Abraão Vicente, o Presidente do Camões I.P., Luís Ramos Faro e a Embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Helena Paiva, inaugurou a Biblioteca Escolar da Escola Básica de Nhagar, na cidade da Assomada, e também a Biblioteca Escolar da Escola Básica de Cabeça Carreira, bibliotecas erguidas e equipadas ao abrigo do Projeto "Dinamização de Bibliotecas Escolares" (projeto que vai entrar na II fase de realização, com financiamento já garantido pelo Camões I.P., que permitirá o alargamento das bibliotecas escolares às ilhas do fogo e da Brava).

Na ilha de São Vicente, Teresa Ribeiro, que se fez acompanhar pela Embaixadora de Portugal e pelo Presidente do Camões I.P., reuniu com o Vice-Reitor da Universidade de Cabo Verde e com os Vice-Presidentes das diferentes unidades orgânicas para avaliação de possíveis ações de reforço do protocolo de cooperação e visitou a Escola Portuguesa do Mindelo tendo entregue um fundo bibliográfico de literatura infanto-juvenil, oferecido pela Assembleia da República Portuguesa, resultante de uma campanha de solidariedade promovida pelos funcionários e deputados do Parlamento português.

Também na cidade do Mindelo, o Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Luís Faro Ramos, e o Presidente da Câmara Municipal do Mindelo, Augusto Neves, assinaram uma adenda ao protocolo de cedência do terreno para construção das novas instalações do Polo do Centro Cultural Português do Mindelo.

Ainda no âmbito da cooperação na área da educação, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação celebrou com a Ministra da Educação de Cabo Verde a “Adenda ao Protocolo do Projeto de Reforço Técnico das Capacidades Nacionais no domínio do Desenvolvimento Curricular", renovando assim a assessoria técnica, que desde 2017 uma especialista portuguesa tem prestado à Direção Nacional de Educação.

Na área da cultura, Portugal irá co-financiar as obras de restauração da capela gótica da Igreja de Nossa Senhora do Rosário na "Cidade Velha", o mais antigo edifício histórico da Cidade Velha que se mantém intacto e em funcionamento, que foi construído em 1495 e que integra um dos raros exemplos da arquitetura gótica na Africa Subsaariana.

No final da intensa visita, fica a certeza de que os laços de amizade e de cooperação entre os dois países se estreitam cada vez mais, num caminho de aprendizagem e de trabalho conjunto.

 


Pub