March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:192 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:248 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1256 Opinião

UE/Presidência: Portugal defende “políticas orçamentais inteligentes” e discute-as com países em junho



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – A presidência portuguesa da União Europeia (UE) vai promover, a 21 de junho em Lisboa, uma cimeira de alto nível focada nos planos de recuperação dos 27 Estados-membros, defendendo “políticas orçamentais inteligentes” face à crise gerada pela pandemia.

Intervindo hoje num debate sobre o semestre europeu na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Bruxelas, a secretária de Estados dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, vincou ser necessário “um equilíbrio adequado entre o aumento do investimento e a implementação de reformas estruturais sustentáveis para apoiar a recuperação”.

“Apoiar o crescimento com políticas orçamentais inteligentes, prestando ao mesmo tempo muita atenção à sustentabilidade a longo prazo dos nossos orçamentos e dívidas, é também essencial”, acrescentou.

Falando em representação da presidência portuguesa do Conselho da UE, Ana Paula Zacarias confirmou a intenção de Portugal de “organizar em Lisboa, a 21 de junho, a Cimeira de Recuperação - Moldar o Crescimento Europeu, uma conferência para discutir as perspetivas da atual situação económica e financeira”.

A responsável observou que “os Estados-membros estão atualmente a trabalhar nos planos de recuperação e resiliência, que incluirão a sua agenda de reformas e investimentos, em conformidade com as quatro dimensões da sustentabilidade ambiental, produtividade, equidade e estabilidade macroeconómica”, para assim aceder aos fundos comunitários pós-crise.

“A presidência portuguesa está plenamente empenhada neste processo. Esperamos chegar ao final do nosso semestre com todos os planos nacionais devidamente aprovados, bem como com a decisão de recursos próprios ratificada por todos os Estados-membros”, referiu Ana Paula Zacarias.

Para a governante portuguesa, as “medidas necessárias de apoio às pessoas devem manter-se enquanto for necessário, promovendo a coesão e a convergência”, pelo que, a seu ver, “o semestre europeu deve continuar a adaptar-se”, numa alusão às regras orçamentais mais flexíveis de Bruxelas devido à crise provocada pela pandemia de covid-19.

“Saudamos, portanto, a comunicação da Comissão Europeia […] que fornece aos Estados-membros orientações gerais sobre a condução da política fiscal no período que se avizinha”, adiantou Ana Paula Zacarias, salientando ser “importante relançar o debate público sobre o quadro de governação económica”.

No início deste mês, a Comissão Europeia lançou uma comunicação na qual se manifestou favorável a manter a suspensão das regras de disciplina orçamental também em 2022, face ao ritmo de recuperação da economia europeia no quadro da crise da covid-19, reservando ainda assim uma decisão definitiva para maio.

A posição do executivo comunitário vai ao encontro do desejo de muitos Estados-membros como Portugal, que defendiam que a aplicação flexível das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) fosse mantida também no próximo ano.

Em causa está a ativação da cláusula geral de derrogação do quadro orçamental da UE há precisamente um ano, em março de 2020.

Presente no debate de hoje, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis, que tutela o semestre europeu, vincou que com a atual crise são necessárias, “mais do que nunca”, regras orçamentais “funcionais”.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tony Da Silva
Author: Tony Da SilvaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 566 guests and no members online

 
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas