March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:172 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:245 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:266 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1253 Opinião

UE/Presidência: Plataforma digital deverá contribuir para debate político sobre futuro - Zacarias



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – Os cidadãos europeus podem contribuir desde hoje para o debate sobre o Futuro da Europa através de uma plataforma digital multilingue lançada especialmente para tal, esperando a presidência portuguesa da UE um debate “politicamente orientado”.

“Esperamos ter contribuições politicamente orientadas, é uma forma de ouvir a opinião e as recomendações dos cidadãos em questões específicas” como o ambiente, justiça ou emprego, exemplificou, em conferência de imprensa, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, em nome da presidência portuguesa da União Europeia (UE).

“Os contributos de todos os cidadãos serão agregados na plataforma digital”, sendo que esta ferramenta “irá trazer os europeus para um espaço comum, os cidadãos estarão no centro da plataforma e da conferência” sobre o Futuro da Europa, salientou.

Ana Paula Zacarias disse ainda que “todas as opiniões serão agregadas, com toda a transparência” e acrescentou que a presidência portuguesa da UE vai “apelar aos Estados-membros para promoverem a plataforma e prepararem os respetivos eventos nacionais”.

“Se esta conferência nos ajudar a avançar na democracia, primado da lei, nos direitos humanos e na paz e prosperidade, é importante darmos este passo”, acrescentou.

A partir de hoje, cidadãos, escolas, instituições podem começar a colocar na plataforma não só as suas opiniões como eventos que organizam, mas todos devem respeitar a Carta da Conferência sobre o Futuro da Europa, que estabelece normas para um debate pan-europeu respeitoso.

O Conselho Executivo da Conferência sobre o Futuro da Europa é composto pelos três copresidentes do conselho executivo da Conferência, a comissária europeia da Democracia, Dubravka Suica, em representação da Comissão, a secretária de Estados dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, em representação do Conselho da UE, e o eurodeputado Guy Verhofstadt, pelo Parlamento Europeu, que hoje apresentaram, em conferência de imprensa, a plataforma.

A plataforma digital multilingue é acessível através do endereço https://futureu.europa.eu/.

Dubravka Suica defendeu, por seu lado, que esta é uma iniciativa sem precedentes e acrescentou esperar tantas contribuições quanto possível.

“Queremos que os cidadãos europeus sintam que podem influenciar as propostas das políticas europeias, este é o nosso objetivo”, salientou a comissária.

O eurodeputado Guy Verhofstadt acrescentou ser esta “a primeira que a discussão se faz a nível europeu, aberta a cidadãos de todos os Estados-membros”.

“Os cidadãos podem participar de diferentes formas, dando opiniões ou entrando nos debates, podem ainda ser ativistas, criando os seus próprios eventos e inserindo-os na plataforma”, explicou.

A plataforma hoje lançada é, salientou Verhofstad, um dos quatro elementos chave da Conferência sobre o Futuro da Europa, a par da direção executiva que a organiza, da plenária onde se tomam decisões e se debatem conclusões e do painel de cidadãos.

“Em 09 de maio será lançada oficialmente a conferência e esperamos que o resultado desta seja o âmago das futuras reformas da UE”, disse.

A conferência decorrerá até à primavera de 2022 presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, durante a presidência rotativa do Conselho da UE, pelo presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 549 guests and no members online

 
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas