March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:170 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2270 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:242 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:264 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:385 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1253 Opinião

UE/Presidência: MNE pede "cabeça fria" na reação à "hostilidade" da Rússia



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu hoje que a União Europeia deve reagir à “hostilidade” demonstrada pela Rússia na recente visita de Josep Borrell de “cabeça fria”, garantindo, contudo, que “haverá consequências”.

Santos Silva admitiu, em resposta ao deputado do PSD Duarte Marques, que a visita do Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Josep Borrell, “correu mal, certamente”, tendo em conta “os resultados negativos” da mesma.

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, “o que aconteceu de negativo foi um nível de hostilidade da Rússia em relação à União Europeia excessivo, além de tudo o que é admissível nas relações diplomáticas”.

“Alguma hostilidade pode ser compreendida no caso de relações diplomáticas sobre processos muito difíceis, mas o nível de hostilidade verbal usado pelo senhor [Sergei] Lavrov foi evidentemente desmesurado e terá consequências”, apontou Santos Silva, referindo-se ao ministro russo dos Negócios Estrangeiros, que, numa conferência de imprensa em São Petersburgo, fez referência a uma possível rutura das relações com a UE, no caso de novas sanções.

Além disso, a visita de Josep Borrell coincidiu com “mais uma etapa na perseguição judicial ao senhor Alexei Navalny e a expulsão de três diplomatas de três Estados-membros da UE”, acrescentou.

Para Santos Silva, as dificuldades atuais no relacionamento dos 27 com Moscovo “são claras”, referindo-se nomeadamente à anexação da Crimeia e à violação da soberania da integridade territorial da Ucrânia, que “representaram um agravamento no comportamento da Rússia que não é aceitável para UE”.

Por outro lado, a “deriva autocrática em que se encontra o Estado russo” evidentemente “não pode senão agravar o relacionamento com a UE, que faz das questões de Estado de direito, de direitos humanos, questões fundamentais no relacionamento bilateral”, acrescentou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu que é preciso reagir às declarações russas, “mas reagir com cabeça fria”, considerando que “substituir em diplomacia o cálculo, sensatez, ponderação e inteligência por reações mais emocionais do que racionais não é uma boa maneira de proceder”.

Contudo, Santos Silva acredita que “não há nenhuma razão” para que a UE altere os seus “princípios de relacionamento com a Rússia”, designadamente o cumprimento dos Acordos do Minsk, a cooperação seletiva com a Rússia em assuntos de interesse comum, o apoio à sociedade civil russa, o reforço da resiliência europeia face a ciberataques e o apoio à vizinhança leste.

Na próxima segunda-feira irá decorrer o Conselho dos ministros de Negócios Estrangeiros no qual “haverá certamente uma evolução no relacionamento da UE com a Rússia”, perspetivou Santos Silva, admitindo que “essa relação está nos seus pontos mais baixos”.

A visita de Josep Borrell a Moscovo ficou marcada pela expulsão de diplomatas da Alemanha, Polónia e Suécia pelo Kremlin, e foi qualificada por alguns eurodeputados de “humilhante”, tendo estes endereçado uma carta à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a pedir a demissão do chefe da diplomacia europeia.

Numa nota publicada no domingo no blogue do Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE), Borrell qualificou a visita de “muito complicada”, marcada por uma “conferência de imprensa agressivamente encenada” e pela indicação de que “as autoridades russas não querem aproveitar” a oportunidade para “ter um diálogo construtivo com a UE”.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 448 guests and no members online

 
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas