Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
segunda-feira, 25 outubro 2021

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

UE/Presidência: Ministros dos Assuntos Europeus preparam hoje Conselho Europeu


(Lusa) – Os ministros dos Assuntos Europeus dos 27 vão preparar hoje o Conselho Europeu do final da semana num Conselho de Assuntos Gerais presidido pela secretária de Estado Ana Paula Zacarias.

Como é tradicional em semanas de cimeiras de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, o Conselho de Assuntos Gerais – que junta à mesa os ministros com a pasta dos Assuntos Europeus – vai preparar os trabalhos da cimeira, que decorrerá entre quinta e sexta-feira, em formato virtual.

Este próximo Conselho Europeu, que, ao contrário do planeado, se celebrará por videoconferência, face à situação epidemiológica na Europa, volta a ter entre os pontos em agenda, como sucedeu ao longo dos últimos 12 meses, a pandemia da covid-19, com os líderes a discutirem designadamente o processo de vacinação na UE e a coordenação na resposta dos Estados-membros em diferentes níveis, como as restrições à livre circulação.

A cimeira não será, no entanto, consagrada exclusivamente à covid-19, com a agenda de trabalhos a contemplar diversos outros temas, alguns dos quais a prometer discussões animadas, como é o caso do “debate estratégico sobre as relações com a Rússia” e também as relações com a Turquia, à luz da situação no Mediterrâneo Oriental.

Na reunião de hoje, que decorre também por videoconferência, dirigida desde Bruxelas por Ana Paula Zacarias, os 27 vão também debater o relatório de síntese que reúne as principais contribuições do Conselho para o “semestre europeu” de coordenação de políticas económicas e orçamentais de 2021, com a presidência portuguesa a apresentar um “roteiro atualizado” para este exercício.

Por fim, a presidência portuguesa fará um ponto da situação relativo à Conferência sobre o Futuro da Europa, que deverá arrancar no início de maio próximo.

Ainda antes da cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, Ana Paula Zacarias participará, na quarta-feira, num debate preparatório da cimeira a ter lugar durante a minissessão plenária do Parlamento Europeu, em Bruxelas.


Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 184 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
30
31

News Fotografia

Ad Bottom