March 29, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:199 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1045 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2293 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:253 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:388 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1260 Opinião

UE/Presidência: Adesão inicial “impressionante” de cidadãos a plataforma digital - Zacarias



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – A presidência portuguesa da União Europeia sublinhou hoje, em Bruxelas, o “lançamento bem-sucedido” da plataforma digital da Conferência sobre o Futuro da Europa, apontando que a adesão inicial dos cidadãos foi “impressionante”, com 3.000 participantes em 24 horas.

Falando numa conferência de imprensa após ter presidido, desde Bruxelas, a uma videoconferência de ministros dos Assuntos Europeus, a secretária de Estado Ana Paula Zacarias apontou que um dos pontos em agenda foi um ponto da situação sobre a Conferência sobre o Futuro da Europa, “em particular a relevância do lançamento bem-sucedido da plataforma” bilingue digital, na segunda-feira.

“É impressionante: em 24 horas, temos três mil participantes na plataforma e mais de 100 eventos registados, o que significa que é realmente um instrumento interessante e inovador para aumentar a democracia participativa”, comentou a governante.

Ana Paula Zacarias acrescentou que na reunião de hoje também foi discutido o regulamento interno da conferência, bem como o seu lançamento ‘formal’, apontando que a intenção continua a ser organizar um evento, em Estrasburgo (França), “no qual os cidadãos estejam no centro”.

Na véspera, Zacarias, enquanto representante do Conselho da UE na presidência tripartida do conselho executivo da conferência, participou, juntamente com a comissária Dubravka Suica (Comissão) e o eurodeputado Guy Verhofstadt (Parlamento Europeu), na cerimónia de lançamento da plataforma digital bilingue, na qual os cidadãos europeus já podem contribuir com opiniões, ideias e até eventos para o debate alargado que decorrerá ao longo do próximo ano.

Na ocasião, Ana Paula Zacarias disse que “todas as opiniões serão agregadas, com toda a transparência” e acrescentou que a presidência portuguesa da UE vai “apelar aos Estados-membros para promoverem a plataforma e prepararem os respetivos eventos nacionais”.

“Os contributos de todos os cidadãos serão agregados na plataforma digital”, sendo que esta ferramenta “irá trazer os europeus para um espaço comum, os cidadãos estarão no centro da plataforma e da conferência” sobre o Futuro da Europa, salientou.

A plataforma digital multilingue é acessível através do endereço https://futureu.europa.eu/

A conferência decorrerá até à primavera de 2022 presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, durante a presidência rotativa do Conselho da UE – até final de junho, sendo sucedido pelo chefe de Governo da Eslovénia -, pelo presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tony Da Silva
Author: Tony Da SilvaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 1315 guests and no members online

 
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas