March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:164 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2269 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:242 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:264 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:385 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1253 Opinião

Portugal e oito países anunciam diálogo regular entre indústrias de defesa europeias



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – Portugal e mais oito países da União Europeia (UE) garantiram hoje continuar um diálogo regular entre indústrias de defesa a nível europeu, a fim de contribuir para uma Europa mais resiliente, reindustrializada e com autonomia.

Em declarações à Lusa, o presidente da IdD – Portugal Defence, Marco Capitão Ferreira, apontou que esta é uma “oportunidade” que surge ao abrigo do Fundo Europeu de Defesa, com um envelope financeiro de 8 mil milhões de euros para os próximos 7 anos, constituindo uma “alavanca” que pode potenciar a cooperação a nível europeu.

No primeiro diálogo, que aconteceu hoje durante o seminário internacional de economia de defesa europeia, foram discutidos “temas estratégicos” sobre como é que as indústrias de defesa “podem contribuir para uma Europa mais resiliente, reindustrializada e com autonomia”, assinalou.

Além de Portugal, também Estónia, Letónia, Bélgica, Eslovénia, Itália, Finlândia, República Checa e Áustria farão parte do diálogo de representantes da indústria da defesa que se espera “regular” e que continuará já com a presidência eslovena.

A expectativa, no entanto, é que a iniciativa venha a ser alargada: “Conforme o diálogo das indústrias de defesa for dando frutos, mais países estarão interessados em participar”, assumiu Marco Capitão Ferreira.

Ainda que seja “apenas um primeiro passo”, o presidente da IdD – Portugal Defence salientou que a ideia deste diálogo é contribuir, “de uma perspetiva de quem trabalha no terreno, para discussões que às vezes são muito conceptuais em torno de como é que se assegura a soberania da Europa”, não só “no sentido clássico de defesa”, como também “tecnológica”.

Sendo uma área “que investe em investigação e desenvolvimento quatro vezes mais do que a média da economia, que cria postos de emprego qualificados e que tem uma capacidade e uma vocação exportadora muito acentuada” em Portugal, o objetivo é transferir para a esfera europeia aquilo que tem sido a política nacional em relação à base tecnológica da economia de defesa, apontou.

De acordo com Marco Capitão Ferreira, esta iniciativa visa ainda potenciar “as tecnologias desenvolvidas no âmbito da economia de defesa” que, normalmente, “dão origem a aplicações”.

“Significa que o investimento nesta área depois tem um efeito de semente sobre o resto da economia. Portanto, puxa pela competitividade da economia como um todo”, explicou.

Em conclusão, o presidente do IdD realçou que, apesar de ter sido a primeira reunião, “conseguiu-se avançar bastante”.

“Estou convencido que, ao longo dos próximos semestres, mais países irão juntar-se porque juntos vamos conseguir complementar os ‘gaps’ [lacunas] tecnológicos uns dos outros e transferir este efeito para a esfera europeia”, considerou.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 619 guests and no members online

 
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas