March 29, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:199 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1044 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2292 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:253 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:388 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1260 Opinião

Bruxelas vai emitir obrigações de 80 mil ME para angariar verbas da recuperação



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – A Comissão Europeia anunciou hoje que vai emitir cerca de 80 mil milhões de euros em obrigações de longo prazo, a primeira operação para angariar financiamento destinado a apoiar a recuperação económica na União Europeia (UE) pós-crise pandémica.

“Na sequência da aprovação da decisão dos recursos próprios por todos os Estados-membros da UE, a Comissão pode agora começar a angariar recursos para financiar a recuperação da Europa através do Próxima Geração da UE [fundo de recuperação]”, anuncia o executivo comunitário em nota de imprensa.

O processo de ratificação da decisão dos recursos próprios pelos parlamentos nacionais dos 27 países, um passo necessário para a Comissão Europeia ir aos mercados financiar-se para as verbas da recuperação, foi concluído na semana passada.

“Para esse efeito, a Comissão Europeia anunciou hoje as suas estimativas para emitir cerca de 80 mil milhões de euros de obrigações de longo prazo em 2021, a serem complementados por dezenas de milhares de milhões de títulos de curto prazo da UE para cobrir as restantes necessidades de financiamento”, assinala a instituição.

Bruxelas ressalva que “o montante exato tanto das obrigações da UE como dos títulos da UE dependerá das necessidades precisas de financiamento”, pelo que “a Comissão irá rever a avaliação de hoje no outono”.

“Desta forma, a Comissão poderá financiar, durante o segundo semestre do ano, todas as subvenções e empréstimos planeados aos Estados-membros ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, bem como cobrir as necessidades das políticas da UE que recebem financiamento da Próxima Geração da UE”, adianta.

Este plano de financiamento baseia-se, então, numa estimativa inicial das necessidades dos países da UE em termos de empréstimos e subvenções, estando previsto que a Comissão faça uma atualização em setembro.

Citado na nota, o comissário europeu do Orçamento e Administração, Johannes Hahn, aponta que este é mais “um passo em frente nos preparativos para a primeira operação de contração de empréstimos para financiar a recuperação coletiva”.

Para financiar a recuperação, a Comissão Europeia vai, em nome da UE, contrair empréstimos nos mercados de capitais até 750 mil milhões de euros a preços de 2018 - ou até cerca de 800 mil milhões de euros a preços correntes -, o que se traduz em empréstimos de cerca de 150 mil milhões de euros por ano, em média, entre meados de 2021 e 2026, fazendo da UE um dos principais mercados emissores.

As verbas vão financiar o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, avaliado em 672,5 mil milhões de euros (a preços de 2018) e elemento central do “Next Generation EU”, o fundo de 750 mil milhões de euros aprovado pelos líderes europeus em julho de 2020 para a recuperação económica da UE da crise provocada pela pandemia de covid-19.

Para que este fundo de recuperação chegue ao terreno era necessário que cada país ratificasse a decisão sobre recursos próprios, passo agora completado.

Mas, para aceder ao mecanismo, os países da UE têm também de submeter a Bruxelas os seus Planos nacionais de Recuperação e Resiliência (PRR) com os programas de reforma e de investimento até 2026, sendo que 22 Estados-membros (incluindo Portugal) já o fizeram, faltando cinco.

A Comissão Europeia dispõe de dois meses (desde final de abril) para aprovar os PRR, enquanto o Conselho tem depois quatro semanas.

Portugal assume este semestre a presidência do Conselho da União Europeia e a ambição do país é ter os primeiros PRR aprovados até final de junho.

O pré-financiamento de 13% do montante total atribuído a cada Estado-membro será disponibilizado aos governos nacionais após a aprovação dos seus planos.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tony Da Silva
Author: Tony Da SilvaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 721 guests and no members online

 
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas