
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Este Sábado, 1 de Outubro, o Administrador do Conselho Europeu de Investigação / Comissão Europeia, Victor Alves Gomes, visita Ponte de Lima, a convite do Clube de Gastronomia local. O amigo, natural de Paris, mas filho de pais de Arcos de Valdevez, desloca-se no cumprimento de programa elaborado, onde destacamos: o acolhimento pelas 12,00 horas na Confeitaria Havaneza com o bi- campeão do mundo de canoagem (2010 e 2022) e Europeu (2011 e 2012) Nuno Barros, o Melhor Cozinheiro Jovem do Minho 2022, Tomás Marques, natural de Navió, Ponte de Lima e a Miss Alto Minho, 1ª Dama da Miss Queen Portugal e finalista no concurso pela Paz no Mundo, no Kosovo, Soraia Barbosa, onde recebeu as faixas de Miss Personality e Miss Grand Prix.
Segue-se uma homenagem ao poeta, diplomata e gastrónomo António Feijó (1859 – 1917), no seu monumento, na Praça da República, e um Sarrabulho á Moda de Ponte de Lima, no Sabores do Lima. Após o repasto regional, pelas 16,00 h, Victor Gomes visita a Cervejaria Letra, para a prova da – Putin Que o Pariu – , a convite dos empresários limianos, Francisco Pereira e João Paulo Antunes.
Para além de responsável na atribuição de Bolsas a cientistas europeus, Victor Gomes é interessado pela cultura e gastronomia portuguesa, especialmente regional. Como tal, integra a Confraria dos Vinhos Portugueses na Bélgica / Ordem de S. Vicente, as Academias do Bacalhau de Bruxelas e Paris, além de organizar ou participar em eventos temáticos na Bélgica, França, Luxemburgo, Alemanha, Polónia, Suíça e Dinamarca.
Nesta sua deslocação a Portugal, o Administrador do Conselho Europeu de Investigação é acompanhado da esposa, Triin Aasmaa, da Estónia, também funcionária de instituição comunitária, como Administradora do CESE (Conselho Europeu Social e Económico), Unidade de Emprego, Assuntos Sociais e Cidadania. De momento, o casal está também a coadjuvar a missão - Promover a Ucrânia – junto do Parlamento Europeu, organizada como um “centro da sociedade civil, advocacia e meios de comunicação em Bruxelas, para intercâmbio entre a Ucrânia e a União Europeia”. Na sua vertente de divulgação de Portugal, o dirigente da Unidade científica dos 27 estados membros, participa a 12 de Outubro, na – Semana das Cidades e Regiões, no workshop The Europe in the preservation of a World Heritage: 20 years of Douro in UNESCO, onde tem encontro com o Presidente da Câmara de Tabuaço, Carlos Carvalho. O Seminário abordará os desafios de sustentatibilidade do Douro Vinhateiro, enquanto “paisagem cultural inscrita na lista do património mundial, a cultura da vinha e destino turístico de excelência”
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades