March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:188 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:247 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1256 Opinião

VINHO LOUREIRO (PONTE DE LIMA) E ARINTO DE BUCELAS (LOURES) NO FOLKLOURES - 19



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


No âmbito da programação do FolkLoures 2019, organizado pelo Grupo Folclórico Verde Minho daquela cidade da área metropolitana de Lisboa, realizou-se a harmonização dos vinhos Loureiro, do concelho de Ponte de Lima, e Arinto de Bucelas, do município anfitrião.

O evento, que decorreu no passado Sábado 6 do corrente mês de Julho, juntou confrades daquele néctar precioso com Região Demarcada em 1911, mas com referências de produção já no ano de 1594, e da casta Verde, o apreciado Loureiro, produção particular da Aromas4U, com sede no Parque Empresaria da Gemieira, também Ponte de Lima.

Foram padrinhos na solenidade, o atleta Nuno Barros, o primeiro português campeão do mundo em canoagem (2010) e da Europa (2014), natural da Seara, e João Pedro Coelho, o Melhor Cozinheiro Jovem nacional em 2017, de Fornelos, duas freguesias Limianas. Associaram-se o ex- eurodeputado da Saúde Pública e Segurança Alimentar, deputado á Assembleia Municipal de Lisboa pelo Movimento Partido da Terra, o jurista José Inácio Faria; o Grupo Verde Minho, organizador, presidido por Teotónio Gonçalves, ex- Provedor da Misericórdia local e dinâmico promotor das artes e tradições de Loures; o jornalista Carlos Gomes (Blogue do Minho), entre outros.

Para acompanhar os dois vinhos, foram de Ponte de Lima também produtos alimentares tradicionais, como a alheira de galo, o paio do lombo e a chouriça de carne, produzidos pela MinhoFumeiro, na Correlhã e o Folar Limiano, confecionado á base duma massa especial com enchidos, pelo Chef Vítor Lima, estabelecido na urbanização da Baldrufa, na sede do concelho.

Quanto ao FolkLoures, ele é já um grande acontecimento na região lisboeta. Este ano, estiveram em palco, representações nacionais e estrangeiras, como o Grupo de Bombos Us Bat na Pele, de Alfândega da Fé, Bragança e o de Arrufarte, Vertente Sul, de Odivelas; o organizador, Verde Minho, de Loures; do Douro Litoral, veio o Tradições Baile dos Pedreiros, de Penafiel, e também dessa mesma cidade, o seu Rancho Folclórico; de Guimarães, participou no Festival, o Rancho Folclórico de Moreira de Cónegos, enquanto o Baixo Alentejo esteve presente com o Grupo Coral e Etnográfico Camponeses de Pias. De mais longe, da Madeira, actuou  o Grupo de Danças e Cantares daquela ilha, e de África, a Dança Sancofa Black Gold, de Cabo Verde.

Numa pesquisa rápida de tempos idos, recordemos que o vinho Arinto de Bucelas foi introduzido na Corte inglesa de Carlos II, casado com a lusitana Catarina de Bragança, filha do rei D. João IV, (e introdutora do Chá), pelo 3º Conde de Castelo Melhor, Luis de Vasconcelos e Sousa (1636 – 1720) durante a sua permanência em Londres. O pai desse titular, João Rodrigues de Vasconcelos, faleceu em Ponte de Lima a 13 de Novembro de 1658, parente dos Viscondes de Vila Nova de Cerveira, Alcaides (e com D. Maria I elevados a Marqueses) de Ponte de Lima. Os fidalgos eram proprietários do Palácio da Rosa, na capital portuguesa, e da Quinta da Romeira, em Loures, ainda actualmente ex-libris do Arinto, com 75 hectares com plantio dessa casta, e detentora do rótulo - Prova Régia – comercializada em Portugal e estrangeiro.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 522 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas